WEG está de olho no mercado de energia solar. Foto: flickr.com/photos/oregondot
O painel solar da WEG, nova aposta da companhia catarinense na área de energia, tem tecnologia de Internet das Coisas da IBM embarcada no produto.
Voltado para o uso residencial e para pequenas e médias empresas, o painel vem com um aplicativo móvel, desenvolvido e hospedado na plataforma Cloud da IBM, para que os donos possam monitorar o sistema de forma rápida e de qualquer lugar.
O aplicativo coleta informações como consumo, temperatura e produção de energia, auxiliando o cliente na melhor utilização do produto, o que é uma aplicação típica de IoT.
“Para a WEG, um dos pontos mais importantes é o investimento em inovação. Este novo produto é uma solução que torna a energia solar distribuída mais atrativa ao usuário, já que permite sua interação com o sistema via app”, declara Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.
A área de geração, transmissão e distribuição de energia do grupo, que engloba as energias renováveis, é uma das mais importantes da WEG.
No resultado do primeiro trimestre, respondeu por 23% da receita líquida total, de R$ 1,37 bilhão. Ela só fica atrás dos negócios relativos a equipamentos eletroeletrônicos industriais, que representaram 63%.