A Embracon está há mais de 30 anos no mercado. Foto: divulgação.

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A Embracon, uma das maiores administradoras de consórcio do Brasil, adotou a solução de gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês) da Zoho, multinacional indiana de software de negócios, com implantação da Marcos Custódio Consultoria, integradora paulista da marca.

Até então, a equipe de vendas não tinha um local específico para armazenar seus contatos, acompanhar sua evolução e obter interação rápida com os leads. Assim, o objetivo da empresa era ter a gestão da entrega, da evolução dos leads e da conclusão da venda. 

Após avaliar várias soluções disponíveis no mercado, a companhia concluiu que o projeto da consultoria e a tecnologia da Zoho atenderam a todos os seus requisitos com um custo adequado ao orçamento.

A prova de conceito foi finalizada em fevereiro de 2020 e a implantação, iniciada totalmente on-line assim que começou a pandemia. Com o fechamento de todas as lojas nesta época, o CRM colaborou para que os vendedores trabalhassem de casa e projeto foi concluído em abril de 2021.

Em seguida, a consultoria e a Embracon trabalharam na adesão de todos os usuários ao sistema. O treinamento, também remoto, contou com conteúdo educativo e motivacional para que a equipe de vendas usasse a solução instalada em seu celular.

Com o CRM, a empresa aumentou em 20% o aproveitamento dos leads. Agora, os vendedores usam o sistema para armazenar todos os contatos que fazem individualmente ou a partir das distribuições da Embracon.

O processo é fim a fim, ou seja, o lead gerado dentro do site entra diretamente no Zoho e o vendedor tem acesso imediato a ele, com informações sobre sua qualificação, além de acessar recursos de fluxo de venda, comunicação e mensageria.

“Passamos a ter uma visão holística de todas as abordagens, evolução e efetivação das vendas, de modo a entender como a operação evolui e impedir que leads ficassem parados em um momento em que se perdeu a proximidade com os clientes”, conta Juarez Dutra, diretor de marketing da Embracon.

Segundo o executivo, o sistema garantiu essa visibilidade a supervisores, gerentes e à diretoria, que podem acompanhar as atividades dos vendedores em tempo real e ajudá-los a ter mais eficiência nos resultados.

Outro recurso relevante para a organização foi a inclusão da medição que afere a qualidade do atendimento, a integração com o WhatsApp e o e-commerce.

Há mais de 30 anos no mercado, a Embracon se especializou no consórcio de automóveis, motocicletas, imóveis e serviços. A empresa já entregou mais de 500 mil bens e possui mais de 120 mil clientes ativos, 600 parceiros, 89 filiais no país e 2 mil funcionários. 

A Zoho é uma empresa de porte médio, com faturamento anual de US$ 590 milhões e 10 mil funcionários, que vem testando o mercado brasileiro há algum tempo. Em março deste ano, a multinacional abriu uma unidade no Brasil, em Florianópolis.

Na época, a operação planejava fazer 30 contratações e focar em seis produtos da suíte de 45 da Zoho, incluindo soluções de CRM, suporte a clientes, criação de aplicações no code e colaboração. 

Especializada na marca, a Marcos Custódio Consultoria tem sede em Osasco, na  Região Metropolitana de São Paulo. Entre seus clientes, estão Vtex, Loja Integrada, Indoleads, Web CEO, Unidas, WebPeak, Delivery Center, Multiplan e Campari.