App serve como ferramenta de comunicação entre instituição e alunos. Foto: flickr.com/photos/monashuni.

O Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte, adquiriu o aplicativo VMobile Educacional da empresa mineira Verga Sistemas. A ferramenta será usada para a comunicação da instituição com seus 15 mil alunos, além dos professores.

Disponível para Android e iOS, o app é permite o acesso às informações e serviços oferecidos pelo centro. Logo, os universitários poderão consultar, também, suas notas, faltas, boletos e documentos referentes à situação acadêmica dos mesmos. 

A ferramenta da Verga pode ser integrada a qualquer sistema acadêmico de acordo com as necessidades das instituições e pode ser visualizada em tablets e smartphones.

A estimativa é que o sistema esteja totalmente implantado em três meses, entrando em operação em fevereiro de 2014, quando reiniciam as aulas. 

A Verga não revela números de faturamento, mas informa que cresceu 74% no primeiro semestre de 2013, em relação ao primeiro semestre de 2012.

O uso de aplicativos nesse segmento está em alta: um estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) mostra que quase 60% dos alunos de ensino médio com renda familiar inferior a R$2,5 mil já possuem um celular ou tablet com acesso à Internet e mais de um quarto deles já os utilizou para estudar e realizar atividades escolares.