Rafael Helm.

Rafael Helm, um dos nomes de destaque da comunidade de métodos ágeis gaúcha, acaba de ser contratado pela DBServer para a posição de analista de requisitos.

O profissional participou por 12 anos da construção da plataforma uMov.me, criada para o desenvolvimento de soluções móveis criada pela Trevisan em Porto Alegre e investida pela Totvs no começo de 2013.

Helm é ainda sócio, consultor e instrutor da Wildtech, onde ministra treinamentos e consultoria sobre Lean, eXtreme Programming e Scrum, certified SCRUM Master (CSM) pela SCRUM Alliance, idealizador e coofundador da XP Conf BR e membro da coordenação do capítulo de Porto Alegre do IIBA. 

“Chego muito motivado para encarar novos desafios e com a certeza de que a troca de experiências com meus novos colegas será muito rica”, explica Helm.

A DBServer tem investido para se tornar uma referência quando o assunto é combinar métodos ágeis com práticas mais tradicionais de qualidade de software como o CMMI, no qual a empresa é certificada nível 2 e o MPS.BR, no qual é nível E.

Eduardo Peres, um dos sócios da empresa, é um especialista no assunto. Em julho, a empresa contratou Jorge Audy, uma das figuras mais conhecidas da comunidade ágil gaúcha.

A empresa começou a fazer em outubro as primeiras entregas na Procergs de uma licitação de 15 mil pontos de função e seis mil horas de consultoria homologado pela estatal gaúcha de processamento de dados em março.

A fábrica de software gaúcha levou o contrato com uma proposta de R$ 9,9 milhões, que venceu Stefanini e da Algar.

O contrato ganho pela DBServer faz ênfase em entregas usando métodos ágeis (metade das horas de consultoria são de mentoring sobre o assunto), com as quais a Procergs tem conseguido fazer entregas para os seus clientes a cada 15 dias, a metade do prazo inicialmente previsto.

A Procergs, em um movimento que é pouco comum quando o assunto são compras públicas de desenvolvimento de software, exigiu especialistas em metodologias ágeis com uma série de certificações ligadas a métodos ágeis, além dos tradicionais MPS.BR, CMMI, PMI e ITIL.

A DBServer tem um time de 277 colaboradores atendendo clientes como Ipiranga, Randon, Sicredi, Banrisul, Lojas Renner e Zaffari.