A TIM Tec acaba de lançar o curso de programação de games. Foto: Bloomua/Shutterstock.

A TIM Tec, plataforma do Instituto TIM que oferece cursos profissionalizantes gratuitos à distância, acaba de lançar o curso de programação de games. 

As aulas são oferecidas no modelo MOOC (Massive Open Online Course). Assim, qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site da TIM Tec  e fazer os cursos gratuitamente. 

Ministrado pelo doutor em Ciências João Bernardes, da Universidade de São Paulo (USP), o curso tem como objetivo apresentar os principais elementos que compõem um jogo eletrônico e suas técnicas de manipulação, capacitando os alunos para desenvolver seus próprios games.

O curso é voltado tanto para estudantes como para profissionais das áreas de tecnologia da informação ou design, com conhecimentos prévios de programação e da linguagem Javascript e que se interessem pelo desenvolvimento de jogos eletrônicos. 

A formação inclui aulas em vídeo, testes e atividades online, exercícios individuais e material didático de apoio, totalizando dez capítulos.

O TIM Tec é um software livre que pode ser usado por escolas e universidades. Cada instituição pode ter sua própria instalação, totalmente autônoma, da plataforma. O software pode ser baixado, instalado, modificado e melhorado (desde que os programadores envolvidos conheçam sua linguagem).

O mercado de jogos faturou R$ 1 bilhão em 2014 e cresceu a taxas entre 9% e 15% nos últimos cinco anos, segundo a Associação Brasileira de Games (Abragames).