Rio Grande vista desde a Lagoa dos Patos.

A Teltex, de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, venceu uma licitação para construir uma rede de fibra ótica em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, pelo valor de R$ 1,68 milhão.

O projeto inclui uma rede metropolitana de fibra óptica com 65 km de extensão, que irá perpassar diversos pontos da cidade, com tecnologia Metro Ethernet e GPON, para suportar o tráfego de dados, voz e imagem, com velocidades de 10Gbps entre os links principais.

Inicialmente serão utilizados 71 switches Allied Telesys, com finalidade de interligar os diversos pontos como Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, Secretarias Municipais, Escolas, Centros de Referência de Assistência Social e outras unidades da Administração Pública.

A opção pela tecnologia MetroEthernet, definida no Edital, se deu por esta apresentar capacidade de transporte de dados superior, com maior estabilidade e maior facilidade de ampliação de rede, se comparadas a projetos simples de fibra óptica ou WiFi.

Com prazo de execução de seis meses, a implantação tem início previsto para as primeiras semanas de dezembro. 

Situado a 300 km da capital gaúcha e com 207 mil habitantes, Rio Grande é a cidade econômicamente mais importante do sul do estado ao seu porto e refinaria de petróleo.

A Teltex entrega projetos em todo país, incluindo o sistema de Segurança Eletrônica do Supremo Tribunal Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, faz a manutenção das câmeras de vigilância do  Centro Integrado de Comando e Controle de de Porto Alegre e o cercamento eletrônico dos parques da cidade.