41 alunos do curso Tecnologia em Redes de Computadores foram os primeiros a testarem o programa AWS Academy. Foto: Divulgação.

O Centro Universitário Senac agora faz parte do AWS Academy, uma iniciativa global da Amazon Web Services (AWS) que promove educação técnica em computação em nuvem. Até julho de 2023, os alunos da instituição terão oportunidade de garantir um certificado extra durante a vida universitária.

Com aulas ministradas por instrutores credenciados e treinados pela AWS, o programa oferece quatro títulos: Fundamentos, Arquitetura, Desenvolvimento e Operações em Nuvem.

Os treinamentos não têm custo para os alunos e são realizados durante o período de estudos no Centro Universitário Senac, em salas de aulas adaptadas para esse tipo de capacitação ou na modalidade a distância.

Caso o estudante prefira fazer a prova de certificação depois de formado, tem direito a 50% de desconto na taxa para a realização do teste.

"O trabalho junto à AWS complementa a formação acadêmica dos nossos alunos da área de tecnologia da informação e os qualifica para enfrentar os desafios do mercado de trabalho", diz Leandro Mastropasqua, coordenador de pesquisa e extensão do Centro Universitário Senac.

Entre os meses de julho e agosto deste ano, 41 alunos do curso Tecnologia em Redes de Computadores foram os primeiros a testarem, em projeto-piloto, o programa AWS Academy. 

Na ocasião, os estudantes acessaram ao material oficial do treinamento de fundamentos para alcançarem a certificação de AWS Cloud Practitioner.

Dentre os alunos que fizeram o treinamento online, 17 já conseguiram a certificação. Outras turmas presenciais estão em andamento e devem finalizar o curso até o fim do semestre.

No Brasil, o programa da AWS também conta com instituições como faculdades DeVry Fanor, em Fortaleza; ENIAC, em Guarulhos; Senai e Católica de Santa Catarina.