Ford abre centro no Vale do Silício. Foto: divulgação.
A Ford divulgou a abertura de uma unidade no Vale do Silício, dedicada a pesquisas de tecnologias para automóveis e aplicações futuras em modelos da marca.
O Centro de Pesquisa e Inovação de Palo Alto, na Califórnia, EUA, tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias e testes nas áreas de conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data”.
A instalação se junta à rede global da Ford, que inclui os centros de Dearborn, nos Estados Unidos, e Aachen, na Alemanha. A unidade norte-americana é focada em eletrônica avançada, interface homem-máquina, ciência dos materiais, “big data” e análises. No Vale do Silício, ela conta com 125 pesquisadores, engenheiros e cientistas.
Já o centro europeu é voltado principalmente à pesquisa de sistemas propulsores de próxima geração, tecnologias de assistência ao motorista e sistemas de segurança ativa.
Segundo Mark Fields, CEO da Ford, o plano com a nova unidade é antecipar os desejos e necessidades dos consumidores em áreas como conectividade, mobilidade e veículos autônomos.
"Estamos pesquisando para tornar essas novas tecnologias acessíveis para todos e não somente para os clientes de luxo", destacou o CEO.
A equipe de Palo Alto desenvolveu também um ambiente virtual de teste baseado em software de jogos. Chamado aDRIVE (Autonomous Driving Refined in Virtual Environments), ele vai testar algoritmos, por exemplo, para o reconhecimento de sinais de trânsito, reduzindo os prazos de validação para os testes na pista.