ABERTO

Waze lança SDK para desenvolvedores

26/01/2016 15:00

Kit permitirá a serviços baseados em geolocalização a adoção de recursos do Waze em seus apps.

Waze abre kit de desenvolvimento para apps. Foto: Shutterstock.

Tamanho da fonte: -A+A

O Waze anunciou o lançamento de um kit de desenvolvimento de software (SDK), para que empresas de transporte possam otimizar seus serviços e com recursos do Waze em seus aplicativos nativos.

O Transport SDK, aberto para desenvolvedores, permitirá a serviços baseados em geolocalização a adoção do Waze ETA (em português, HEC - Horário Estimado de Chegada), navegação ponto a ponto e rotas de preferência em suas plataformas.

Para o início da iniciativa, seus parceiros de quatro segmentos diferentes, de oito países, tem o objetivo de demonstrar a versatilidade do Waze para potencializar a navegação em suas soluções.

No setor de transporte via contratação, os apps 99Taxis (Brasil), Cabify (Espanha, Chile, Peru, México, Colômbia) e Lyft (rival do Uber nos Estados Unidos), serão os apps que testarão a nova plataforma.

No mercado de delivery de alimentos, o app Cornershop, com atuação no México e Chile, usará o SDK. O JustPark, app de estacionamento com presença no Reino Unido, é outro dos aplicativos parceiros. Por fim, o norte-americano Genesis Pulse também usará o SDK.

Segundo Amir Mirzaerr, responsável por Desenvolvimento de Negócios do Waze, a iniciativa conjunta com os parceiros de serviços com geolocalização amplificará a quantidade de insights levantados pela plataforma.

"O lançamento do SDK adiciona efetivamente centenas de milhares de motoristas profissionais aos 50 milhões de usuários que já contribuem com dados no nosso mapa", afirmou o executivo.

O anúncio representa um novo passo do Waze em aumentar sua rede de parcerias, trabalhando com organizações municipais e de transportes para oferecer rotas eficientes.

Um exemplo é o Programa Connected Citizens do Waze, que agremiou 55 organizações municipais na formulação de rotas mais eficientes. Além disso, mais de 135 parceiros de transmissão (rádio e TV) usam a ferramenta Waze for Broadcasters, com relatórios de trânsito com informações em tempo real de motoristas do Waze.

Veja também

CARREIRA
IMS contrata Davini, ex-Terra

Ele será responsável pela única representação comercial do iAd, da Apple, na América Latina.

APP
SP: Waze para escapar do rodízio

O app tem um novo recurso que mostra apenas caminhos permitidos durante o rodízio.

PUBLICIDADE
Ex-UOL é VP de vendas da IMS

Enor Paiano estava no UOL desde 1996 e foi diretor de Vendas Publicitárias.

FINDRIX
Apontador: novo app avisa localização

Com o Findrix, usuário pode criar grupos de interesses para compartilhar sua localização. 

VALE
Ticket cria divisão de inovação

Empresa investiu para desenvolver novos modelos de produto e atendimento através do uso disruptivo da tecnologia.