Treinamento dos funcionários é uma central no assunto segurança. Foto: Pexels.

A South System, uma empresa de desenvolvimento de software gaúcha com forte presença no setor financeiro, implementou uma política de segurança da informação, com consultoria da Netfive.

O projeto atendeu mais de 100 itens de exigência de clientes em conformidade, além de uma rotina de treinamentos periódicos para conscientizar os colaboradores dos riscos das ameaças cibernéticas.

Sediada na Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre, a South System tem 250 colaboradores e atende algumas grandes empresas do setor financeiro como Getnet, Sicredi, Saque e Pague, Agibank e Banco Topázio.

São clientes com um nível de exigência alto no quesito segurança da informação, uma demanda que aumentou nos últimos tempos com a LGPD.

“A metodologia usada está atendendo muito bem nossa demanda, o treinamento e conscientização dos colaboradores foi e está sendo fundamental no sucesso da implementação dos processos de segurança. A política de segurança de informação já tem sua primeira versão pronta e gerou a implementação de vários controles técnicos”, relata Francisco Moreira, fundador e CEO da South System.

A solução utilizada durante todo o processo foi desenvolvida pela Netfive, é o vCISO (Virtual Chief Information Security Officer), que visa terceirizar o função do CSO. 

A Netfive atua desde 2008 com infraestrutura de TI e segurança da informação

A empresa faz a gestão compartilhada ou total da infraestrutura de TI de 40 clientes, totalizando 1,5 mil usuários treinados, uma média de 60% na redução dos ataques e mais de 50 mil vulnerabilidades corrigidas. 

Entre os clientes estão nomes como Volpato, Grupo A, Unicred, Darcy Pacheco.