Trancoso é um local paradisíaco e agora também conectado. Foto: Marcio Filho/MTur.

Trancoso, destino turístico chique no sul da Bahia, agora terá banda larga de 300 mega da Vivo.

Segundo informa a operadora em comunicado, a conexão está disponível em diversos pontos do litoral (grandes hotéis, provavelmente) e chegará à área central da localidade até o final de fevereiro.

Trancoso tem uma população de cerca de 10 mil habitantes, incrementados por uma grande quantidade de turistas (não há dados específicos do local, mas Porto Seguro fica do lado e é um dos destinos mais visitados do país, com 1 milhão de turistas por ano).

Isolado do mundo até ser descoberto por hippies nos anos 70, Trancoso é hoje um destino de turismo de alto padrão, com residências de artistas e turistas endinheirados que pagam diárias de R$ 3 mil no Club Med, um resort de luxo na área.

É um público que quer Internet de alto padrão, o que a Vivo oferece: a empresa tem o melhor desempenho de internet, segundo a última divulgação do ranking ISP da Netflix. 

A Vivo Fibra estava disponível até agora apenas em centros maiores da Bahia, como Salvador, Lauro de Freitas, Itabuna, Feira de Santana e Vitória da Conquista. 

Além de quem está de passagem, a Vivo está de olho em uma tendência recente causada pela pandemia do coronavírus: os de profissionais que preferem trabalhar em quarentena.

"Desde o início da pandemia, com diversas atividades profissionais funcionando remotamente, muitas pessoas optaram por trabalhar longe dos centros urbanos e migraram sua rotina para o litoral ou interior" explica Márcio Fabbris, vice-presidente de Marketing e Vendas da Vivo.

A empresa americana de consultoria ClearPath Strategies realizou um estudo para o Airbnb, o qual apontou que 83% dos entrevistados são a favor de se acomodar em outro espaço durante o trabalho remoto imposto pela pandemia.