Google ganha força nos serviços na nuvem. Foto: divulgação.

O Google Compute Engine, plataforma de computação na nuvem lançada pela gigante das buscas, assinou nesta semana um contrato de revenda de serviços com a empresa RightScale, que oferece uma solução de gerenciamento de nuvem.

Segundo informações do Business Insider, a solução auxilia na automação de rotinas empresariais, monitoramento de usuários e custos mensais, entre outros recursos, como controle de segurança.

O produto da RightScale já integrava o Compute Engine desde que a solução começou a ser oferecida em Junho. No entanto, agora a companhia poderá vender a solução do Google para empresas, oferecendo também suporte qualificado para o serviço.

Segundo a analista Julie Bort, do Business Insider, este pode ser um diferencial importante para as empresas interessadas em adquirir a solução.

"É um grande negócio para empresas que preferem sabem que alguém sempre estará lá para atender os chamados", observa.

A RightScale trabalha com outras grandes empresas que entregam serviços de computação e armazenamento na nuvem, como Amazon, RackSpace, HP Cloud e Windows Azure.

Vale lembrar que este anúncio do Google vem no rastro do OpsWorks, serviço lançado pela Amazon que funciona quase nos mesmos moldes que o RightScale.

A analista do Business Insider finaliza reconhecendo o peso que o anúncio traz para o mercado de cloud computing e de como a disputa entre Amazon e Google promete se acirrar no futuro, agora que a gigante das buscas investe na parte de serviços.

"Ninguém sabe usar aplicações na nuvem como o Google. Além disso, o Google promete ser mais rápido e mais barato que a Amazon Web Services", finaliza.