Fernando Ferreira. Foto: divulgação.

A Advanced IT, consultoria gaúcha especializada em Oracle, firmou uma parceria com a carioca MPL Corporate Software para ampliar seu portfólio de ofertas em soluções da multinacional e também expandir sua atuação na região sudeste.

De acordo com a Advanced, o plano é que as duas companhias passem a contar com soluções ponta-a-ponta, colaborando entre si com soluções e expertises específicas Oracle de cada companhia.

A parceria foi estabelecida no final do ano passado, com um prazo indeterminado. Para a consultoria gaúcha, o acordo será importante para impulsionar os negócios da empresa, que tem uma meta de crescimento de 10% em novas contratos até 2017. Em 2014, a empresa teve um crescimento estimado de 30% em relação à receita no ano anterior.

Conforme explica Fernando Ferreira, diretor de vendas e marketing da Advanced, a empresa gaúcha poderá atender clientes da MPL com seu conhecimento em infraestrutura (Oracle RAC e Database), enquanto a MPL pode complementar negócios da Advanced com sua especialização em aplicações, ERP e plataforma JDEdwards.

“Temos grandes clientes que confiam na Advanced IT e demandam soluções integradas para seus negócios, mas que eventualmente não são nosso foco de especialização. Para melhor atendê-los, procuramos parceiros para suprir a necessidade com competência e complementando nosso conjunto de produtos e serviços”, afirma Ferreira.

Para Ferreira, a parceria foi a saída mais coerente para aumentar sua competitividade frente à crescente expansão do portfólio Oracle, que nos últimos anos está se estabelecendo cada vez mais como uma companhia de software e aplicações, ao lado de sua tradicional posição no mercado de hardware e banco de dados.

Conforme aponta o diretor, as empresas esperam ampliar a atuação de mercado individualmente. A Advanced IT tem sede em Porto Alegre e filiais no Rio de Janeiro e São Paulo, enquanto a MPL tem sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo.

Ao complementar sua oferta com a parceria da MPL, a Advanced espera reforçar sua oferta de aplicações no mercado gaúcho e do Sul. Segundo ele, esta parte do portfólio Oracle ainda tem um grande potencial de crescimento.

"Queremos conquistar uma fidelização ainda maior dos clientes que já possuímos na parte de infraestrutura, complementando estes produtos com uma outra gama de soluções, desde aplicações on premises até software como serviço na nuvem, algo que teremos com a parceria com a MPL", avalia o diretor.

Ao falar de nuvem, Ferrera não teme possíveis perdas no mercado de hardware, algo sugerido pela Oracle no ano passado, quando o ex-CEO Larry Ellison sugeriu uma guinada total da marca para produtos cloud (SaaS, PaaS e IaaS).

Em outubro, após o Oracle Open World, evento em que Ellison anunciou o novo posicionamento da multinacional, a Advanced começou a acenar para este novo caminho, com o plano de triplicar a participação de sua oferta de serviços, focando também na parte de software como serviço (SaaS) e plataforma como serviço (PaaS).

Para o executivo, a longo prazo, o executivo reconhece que a cloud é o caminho natural para as empresas, e que a companhia terá que se preparar para isso. Entretanto, a Advanced nota um grande potencial para projetos on premise na região, assim como de ERP.

"Já temos uma grande penetração no mercado de DB, BI e SOA, mas na parte de ERP sabemos que a Oracle pode crescer muito mais por aqui. É uma frente que queremos atacar no estado ao estabelecermos a parceria com a MPL", revelou o diretor.

Atuando nas regiões Sul e Sudeste do país desde 2003, a Advanced conta com clientes como Certisign, Vonpar, Inmetro-RS, CEEE, Grupo Sinosserra, RGE, Unimed Porto Alegre, AGCO, entre outros.