App da equipe gaúcha é focado no meio-ambiente. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock.com

A Atos anunciou as 15 equipes selecionadas para a fase final do concurso universitário IT Challenge 2015. Assim como em edições posteriores, uma equipe brasileira, de Porto Alegre, foi escolhida pelo público por receber o maior número de curtidas no Facebook. 

O projeto “Alert Ecoside” recebeu mais de 6 mil likes, credenciando o tima para a fase final. 

A proposta da equipe é um aplicativo capaz de relatar problemas ambientais, como esgotos entupidos, vazamentos, árvores caídas, acidentes, entre outros. O Brasil ainda teve a participação de outras sete equipes.

O time brasileiro é formado por Natalia Sienko de Araújo, estudante de administração com ênfase em comercio exterior da Unisinos; Anderson Ribeiro, que cursa gestão de TI na FTEC; Vanessa Meireles, que estuda administração na FAPA, Kati Freitas, estudante de finanças corporativas e gestão empresarial na Unifin e  Diana Rosa Motta.

Neste ano, mais de 300 alunos de 34 universidades em 10 países participaram do IT Challenge. 

Destes, apenas 14 equipes foram aprovadas pelo juri oficial do concurso - formado por membros da comunidade científica da Atos, especialistas da EEBus e representantes da Comissão Europeia - conseguindo se classificar para a fase final. 

Os finalistas do IT Challenge foram escolhidos por apresentarem as melhores propostas e conceitos para uma vida conectada, em que casa, trabalho e cidade estão ligados por meio de dispositivos móveis, integrando funções de vídeo, comando por voz e serviço de dados. 

“Nossa proposta é um aplicativo que permite que as pessoas trabalhem em conjunto em prol do meio ambiente. Além de possibilitar denúncias, pode auxiliar as pessoas com a coleta seletiva, sinalizando onde estão os locais mais próximos.O app tornará a experiência em algo divertido e recompensará os usuários com pontos pelas ações realizadas”, diz Kati Freitas, integrante do grupo finalista.

Entre as outras finalistas, há representantes de universidades como University College London, Polytechnique da França, Imperial College London, Dankook University (Coreia do Sul) e Cummins Women Engineering College, da Índia.

A equipe vencedora deste ano receberá uma viagem para Barcelona, incluindo uma visita ao centro de competência móvel da Atos, onde se reunirá com especialistas da Atos para discutir como o projeto poderá ser desenvolvido e comercializado. 

O segundo e terceiro lugar receberam um tablet e um diploma da Atos demonstrando a participação honrosa no concurso e também a chance de se candidatar a estágio na Atos.