O Tribunal de Justiça adotou a plataforma de otimização e visibilidade de rede da Riverbed. Foto: Divulgação.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso adotou a plataforma de otimização e visibilidade de rede da Riverbed Technology. O objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população e gerar maior produtividade aos cinco mil usuários do sistema tecnológico judiciário do TJMT, incluindo magistrados e servidores públicos.

Com tecnologia da Riverbed, o TJMT vem conduzindo um projeto de centralização da gestão de TI no datacenter em Cuiabá, que está beneficiando o Tribunal e 85 Comarcas e Juizados Especiais espalhados pelo estado. 

Em 2014, com a participação da integradora VAR, o TJMT implementou as soluções SteelCentral, que promoveu visibilidade à rede; SteelHead, que otimizou as aplicações e a troca de informações na rede; e SteelFusion, otimizando o tráfego de dados e acesso à informação, mesmo em caso de falha em alguma das comarcas.

Nesse projeto, foram adquiridos 90 equipamentos da Riverbed. A solução SteelCentral é utilizada no datacenter em Cuiabá e os appliances SteelHead com as licenças SteelFusion foram implementadas localmente, nas 85 unidades judiciárias.

“A equipe do departamento de conectividade atuou continuamente sobre os pontos específicos mais críticos da infraestrutura de armazenamento de TI. Após a implementação do novo ambiente, o tráfego de informações e armazenamento foram otimizados”, afirma Jonny Abdalla, coordenador de Tecnologia da Informação do TJMT.

Segundo Abdalla, os técnicos decidiram que precisavam ampliar a estrutura de armazenamento de dados do Poder Judiciário de Mato Grosso, a fim de atender às novas diretrizes impostas e ao crescimento da demanda processual e de informações, com uma estimativa progressiva de volume de dados trafegando em todo o ambiente. 

“Hoje atuamos com uma interface única. Realizamos o armazenamento e o gerenciamento dos dados judiciais das nossas 79 comarcas de forma centralizada em Cuiabá”, explica Benedito Alexandre, diretor do departamento de Conectividade do TJMT. 

A informatização do TJMT trouxe ganhos à população, como acompanhamento dos processos eletrônicos via Portal do TJMT.