Daniel Leipnitz, presidente da Acate. Foto: Divulgação.

A UBI Global, empresa de pesquisa e consultoria com sede em Estocolmo, anunciou na última quinta-feira, 22, os vencedores do World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators 17/18. 

A premiação certifica as melhores incubadoras e aceleradoras de negócios do mundo. Entre os vencedores está a Miditec, de Florianópolis, eleita a quinta melhor incubadora de negócios do mundo na categoria Colaboração com Universidade. 

O Miditec, antes chamado de Midi Tecnológico, é apoiado pelo Sebrae de Santa Catarina e gerido pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

A iniciativa já graduou 99 empresas e apoia 17 atualmente, sendo sete incubadas residentes, quatro incubadas virtuais e seis empresas pré-incubadas. 

De acordo com a organização, cerca de 13% das startups de Florianópolis já passaram pelo Miditec.

“Concorrer com incubadoras de todos os lugares do mundo e  ser reconhecido globalmente reflete a qualidade do trabalho realizado pelo Miditec, que já havia sido premiado quatro vezes como a melhor incubadora do Brasil pela Anprotec. Cerca de 85% dos negócios que ajudamos a desenvolver ainda estão em funcionamento”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Acate.

Atualmente a incubadora está com dois projetos em andamento em parceria com instituições de ensino superior. O primeiro, na área de gestão, permite que alunos de administração conheçam problemas das empresas incubadas e apoiem o estudo e sugestões de melhorias.

O segundo aproxima alunos de engenharia de software das empresas pré-incubadas nas fases iniciais de desenvolvimento do produto. 

A premiação da UBI Global ainda conta com outro representante do Brasil. O Shell Iniciativa Empreendedora, que trabalha com diferentes áreas de negócios além da tecnologia, ficou no 3º lugar.

Lançado no Rio de Janeiro em 2001, o Iniciativa Jovem é uma adaptação do Shell LiveWire, criado em 1982 e hoje presente em 14 países. Atualmente, é executado pelo CIEDS Brasil e tem apoio institucional do Instituto Euvaldo Lodi do Rio de Janeiro (IEL/RJ) e parceria com o SEBRAE/RJ, entre outras instituições.

Mais de 1 mil jovens entre 20 e 34 anos foram capacitados pelo projeto, que gerou mais de 370 planos de negócio.

De acordo com a UBI Global, os programas de incubação ligados às universidades premiados são incubadoras ou aceleradoras conectadas a uma instituição de ensino superior que têm impacto e desempenho excepcionais, além de terem se destacado em relação aos outros pelo valor que fornecem ao seu ecossistema de inovação e às suas startups. 

"Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos programas de incubação em todo o mundo. Nosso estudo, produzido a cada dois anos e que é referência mundial, visualiza o panorama do ecossistema de incubação internacional e ilustra os principais desafios e oportunidades”, explica Holger Meyer, diretor de pesquisa da UBI Global. 

 

Conheça as 10 vencedoras do World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators 17/18, categoria Colaboração com Universidade:

1-  Guinness Enterprise Centre, Irlanda

2- Montpellier BIC, França

3 - Shell Iniciativa Jovem, Brasil

4 - Peninsula, Espanha

5 - MIDITEC, Brasil

6 -  Startup Clúster S.AP.I. de C.V., México

7 - Emerging Technology Centers, Estados Unidos

8 - Ingria Residentship Program, Rússia

9 - Startup Lisboa, Portugal

10 - Los Angeles Cleantech Incubator (LACI), Estados Unidos