Sergio Bocayuva, CEO da Usaflex. Foto: divulgação.

A Usaflex, indústria calçadista com sede em Igrejinha, no interior do Rio Grande do Sul, adotou a solução da Receiv, fintech voltada para o processo de cobrança de clientes inadimplentes, para agilizar o trabalho nas cobranças ativas. 

Quando percebeu a necessidade de investir em tecnologia para este fim, a Usaflex realizou uma análise de concorrência para escolher qual solução implantar. 

"Nós entendemos que a tecnologia é fundamental. Realizamos testes com várias ferramentas e percebemos que a Receiv era a melhor opção, tanto pela usabilidade quanto pela variedade de recursos que o sistema nos oferece", conta Pedro Froza Neto, gerente de planejamento financeiro da Usaflex. 

A calçadista fez algumas customizações para que a ferramenta funcionasse exatamente do modo que precisava e, segundo a empresa, a solução já facilita as atividades dos profissionais do time interno no dia a dia, além de aprimorar a comunicação com os clientes na jornada da cobrança.

Com a solução da Receiv, a empresa tem um painel de gestão considerado mais efetivo, capaz de indicar a performance do time de forma objetiva, estipular metas e padronizar regras para cada situação.

O histórico das conversas também fica registrado na ferramenta e permite à equipe interna ter acesso a eles cada vez que um cliente entra em contato.

Segundo a Receiv, muitas companhias contam com equipes de alto nível no departamento financeiro que acabam dedicando mais tempo na execução das atividades diárias do que no controle e melhoria dos processos. 

“A plataforma Receiv potencializa os profissionais do departamento, pois automatiza processos, torna o atendimento de clientes mais efetivo e facilita a entrega de resultados”, destaca Pedro Bono, CEO da Receiv.

A Usaflex tem investido em novas ferramentas nos últimos tempos. Em fevereiro do ano passado, a empresa anunciou a adesão ao S/4 Hana Fashion, como é conhecida uma versão do software de gestão da SAP focada no segmento de moda.

Além disso, a empresa está implementando uma nova solução de business intelligence e outros recursos que não foram revelados.

Conhecida por produzir calçados confortáveis com custo acessível, a Usaflex vem de um crescimento acelerado, tendo passado de um faturamento de R$ 288 milhões, em 2016, para R$ 390 milhões em 2019. Em 2020, a queda foi de 40%.

Com mais de 20 anos de atuação, a companhia produz cerca de 26 mil pares de calçados por dia, tem mais de 7 mil clientes em seu portfólio e mais de 200 lojas franqueadas. No mercado internacional, a marca já está presente em 51 países, sendo que quatro deles contam com 17 lojas licenciadas.   

Fundada em 2014, a Receiv possui um sistema All-in-One Cloud que atende tanto B2B quanto B2C. A startup é investida pela B3, Neoway, TransUnion e RTM e está sediada no Cubo Itaú. Entre os seus clientes, estão Ipiranga, Brinks, ePharma e Unimed.