Gartner estima crescimento menor do BI em 2013. Foto: divulgação.

O faturamento mundial de software de Business Intelligence deve alcançar US$ 13,8 bilhões, em 2013, um aumento de 7% em relação a 2012, de acordo com uma pesquisa do Gartner.

A inclinação dos CIOs por BI é complementada por aquisições mais táticas em unidades de negócio para análises de departamentos e grupos de trabalho, bem como para o BI pessoal.

Esta mudança de perfil tem a ver com o conceito divulgado pelo Gartner, apoiando a tecnologia do futuro em quatro pilares, o Nexus das Forças (Nuvem, Mobilidade, Redes Sociais e Informação).

Esses são fatores determinantes, porém, a curto prazo, o crescimento será prejudicado por macroindicadores lentos e pela desaceleração dos ciclos de vendas multimilionários de negócios de BI.

Comparando-se ao crescimento de 16%, em 2011, 2013 e os próximos anos devem ser mais lentos, com acréscimo de apenas um dígito, diz a consultoria.

Para o Gartner, o mercado deve chegar aos US$ 17,1 bilhões, em 2016.

Conforme João Tapadinhas, diretor de pesquisa do Gartner, BI e analíticos têm crescido para se tornarem o quarto maior segmento de aplicações de software

"Como o volume de informações geradas é cada vez maior, os modelos de negócios precisam se reinventar e, obviamente, dominar analíticos em grandes volumes de dados será um fator-chave para o próximo ciclo econômico”, analisa.

Segundo o diretor, além de áreas como finaneiro e vendas, que muitas empresas já empregaram analíticos, setores como RH e marketing ainda precisam usar o BI em suas operações.

"Uma vez que muitas empresas de médio porte não iniciaram suas iniciativas de BI e analíticos, esperamos que o mercado para essas plataformas continue crescendo rapidamente”, explica Tapadinhas.

EVENTO

Para aprofundar a discussão sobre BI nas empresas, o Gartner está promovendo em São Paulo a Conferência Gartner BI e Gestão de Informação, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho.

O evento, que ocorre no Sheraton WTC, em São Paulo, tem inscrições abertas, que podem ser feitas pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelo site da conferência ou pelo telefone (11) 5632-3109.