Etihad implementa solução da SITA. Foto: divulgação.

A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes, firmou um contrato com a SITA, companhia especializada em TI para o transporte aéreo, para serviços de rastreamento de bagagem de ponta a ponta.

A companhia árabe iniciará o uso do serviço BagJourney, solução capaz de rastrear as malas dos passageiros em qualquer lugar ao longo da viagem, desde o check-in até o aeroporto de destino.

Com uma frota de mais de 120 aeronaves, a Etihad opera cerca de mil vôos semanais, atendendo cerca de 120 destinos em no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e Américas.

A solução BagJourney utiliza dados de bagagem recebidos através do serviço de distribuição global de mensagens de bagagem totalmente gerenciável da SITA, o BagMessage, e as fornece para a Etihad Airways via uma interface de programação de aplicativos web.

Esta informação pode, então, ser compartilhada, conforme necessário, com a tripulação da Etihad Airways e equipe do aeroporto. No futuro, a companhia aérea também poderá estender este serviço a clientes para que eles possam seguir as próprias malas via aplicativo para smartphone.

Segundo o CIO e CTO da Etihad Airways, Robert Webb, a implementação endereça uma das principais preocupações dos clientes, rastreando os objetivos e reduzindo, assim, extravios e atrasos.

"Também podemos fornecer as informações mais recentes de rastreamento de bagagem à equipe, enquanto elas estão em movimento via CrewTablet, nosso aplicativo para tablet utilizado em operações de tripulação. Com isso, podemos solucionar eventuais imprevistos mais rapidamente", completa o executivo.

De acordo com o 2015 Baggage Report da SITA, a taxa de malas extraviadas, em 2014, foi de 7,3 malas por mil passageiros, contra 18,88 em 2007. Com a solução, a Etihad já fica em conformidade com a nova resolução do setor, que entra em vigor em 2018 e determina um inventário preciso das bagagens em todas as etapas.

Fundada há mais de 60 anos por um grupo de 11 companhias aéreas, a SITA é líder em rastreamento de bagagem e soluções para a comunidade de transporte aéreo há mais de 20 anos. Hoje, mais de 200 aeroportos e 500 companhias aéreas em todo o mundo utilizam suas soluções de gestão de bagagem.