Foto: flickr.com/photos/intelfreepress

A Amazon Web Services está reforçando sua oferta no Brasil com um novo plano de suporte gratuito 24 horas.

Chamado de programa AWS Support, o serviço é válido para questões relacionadas a pagamentos e contas, suporte técnico relacionado à saúde do sistema, acesso a FAQs, guias de melhores práticas, Fóruns AWS e ao AWS Service Health Dashboard.

Esse último recurso traz informações atualizas sobre a disponibilidade de novos serviços, e está disponível no plano Basic (gratuito), ao qual todos os usuários são credenciados automaticamente.

Já para desenvolvedores, no plano Developers, a empresa oferece atendimento via e-mail durante o horário comercial com relação a configurações, operação e manutenção de aplicações que fazem uso dos recursos e serviços da AWS.

PARA APANHAR MENOS
Suporte é um dos pontos em que a Amazon mais apanha da concorrência brasileira.

Em maio, no Encontro Locaweb em Porto Alegre, o presidente da empresa de hosting no Brasil, Gilberto Mautner, foi específico em dizer que o suporte era o seu diferencial.

“A gente tem que ver que infraestrutura não é tudo. É preciso atendimento, suporte, proximidade com o cliente”, defendeu o diretor.

Mautner disse que fez pessoalmente o test drive nos serviços da concorrência, na época, custando US$ 400 por mês, com direito a três ligações a cada 30 dias.

“Isso pra falar com um cara que até fala português, mas fica em Macau”, brincou Mautner.

CORTE NOS PREÇOS
Agora, a Amazon cortou o preço nos planos Business e Enterprise.

O Business oferece resposta em uma hora via telefone, chat, e-mail ou acessando o AWS Trusted Advidor. Já o Enterprise inclui os mesmos benefícios do Business, com tempo de resposta de 15 minutos e um gerente de contas que fala português.

E agora, o plano Business, que era US$ 400, agora é oferecido a partir de US$ 100 ao mês, com precificação de 3%.

No caso do Enterprise, são incluídos todos os componentes do Plano Business, e mais um tempo de resposta de 15 minutos e um Gerente Técnico de Conta dedicado.

Os preços nesse plano também foram reduzidos. Segundo a Amazon, o valor de 10% foi agora trocado por camadas de 10%, 7%, 5%, e 3%.