Imagem lança solução para saneamento. Foto: divulgação.

A Imagem, fabricante de sistemas de Informações Geográficas (GIS), anunciou o lançamento do ArcGIS para Saneamento, software de mapeamento e monitoração de redes de redes de distribuição de água e de coleta de esgotos.

O ArcGIS para saneamento atua como um editor que pode ser utilizado por técnicos de mapeamento e cadastro em uma concessionária de água, esgoto ou autoridade de um departamento de obras públicas.

Conforme destaca a empresa, ele possibilita cadastrar informações sobre Rede de Água primária e secundária, localização dos dutos e ramais, características e tempo de vida de válvulas, otimizando tempo para detecção de vazamentos, reduzindo as perdas de água e otimizando o funcionamento de bombas.

Para Leandro Moreira, Analista de Negócios da Imagem, o sistema funciona como um mapa da rede com todas as suas particularidades, inteligência para extrair informações, agilizando e melhorando a acertividade da tomada de decisão.

"O cadastro é a base de todas as aplicações em saneamento. Se o cadastro de rede não estiver atualizado e completo, não existe informação para sustentar o processo de planejamento de expansão", explica.

Conforme destaca o executivo, a nova tecnologia chega para ampliar os negócios da vertical saneamento em mais de 20% até o final deste ano.

“A Imagem vem acumulando experiência em Saneamento ao longo dos anos, desenvolvendo projetos com grandes empresas do setor, entre os quais COPASA, SABESP, COMPESA, CESAN, CAESB e SANEPAR. Com esse know-how, temos hoje como atender de forma ampla as várias áreas dentro das empresas de Saneamento”, finaliza.