Gemalto e Telefônica lançam serviço em e-payment. Foto: divulgação.

A Telefônica Vivo firmou um contrato com a holandesa Gemalto para a implementação de uma solução de cartões pré-pagos de débito pelo sistema "Europay, Mastercard & Visa" (EMV).

A Gemalto foi selecionada pela Mobile Financial Services (MFS), uma joint venture formada pelas empresas Telefônica e MasterCard Worldwide, para entregar cartões de pagamento EMV pré-pagos à Zuum, novo serviço de pagamento oferecido pela operadora.

A Gemalto fornecerá os serviços de personalização dos cartões pré-pagos e a execução e embalagem à prova de violações para os pontos de vendas.

A iniciativa da Vivo chegará como uma alternativa de inclusão para a população brasileira que não possui contas bancárias e cartões de pagamento. Segundo o Instituito de Pesquisa Econômica Aplicada, cerca de 40% dos brasileiro não utilizam estes serviços.

Com a Zuum, os clientes da Vivo poderão criar uma conta pré-paga, que pode ser acessada por meio de seu telefone celular ou de um cartão MasterCard pré-pago fornecido pela Gemalto.

O cartão físico, fornecido pela Gemalto, pode ser usado para fazer compras em mais de 1,8 milhões de estabelecimentos habilitados com a tecnologia EMV e para sacar dinheiro nos caixas eletrônicos.

Com este serviço, os clientes poderão fazer transferências de dinheiro entre pessoas, compras em lojas, retirada de dinheiro em caixas eletrônicos, pagamento de contas, recarga de celular, entre outros pagamentos.

O dinheiro pode ser transferido nas centrais de recarga de telefone celular, supermercados e bancas de jornais.