Vista do centro de Quebec City. Foto: Pixabay.

A Québec International, agência de desenvolvimento econômico da cidade de Québec, no Canadá, está promovendo uma ação de recrutamento virtual para interessados em vagas de TI na província canadense.

As competências mais procuradas em TI são: Java, C#, C++, .Net, BI, Oracle, SAP, Microsoft SharePoint, Cobol, visual studio, entre outras. Já a área de jogos virtuais busca, especialmente, desenvolvedores e programadores de games e artistas gráficos.

As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto.  O currículo deve ser enviado em francês, idioma no qual também acontecerão as entrevistas por meio de videoconferência no Skype entre os dias 10 e 21 de setembro.

De acordo com a Québec International, cerca de 300 brasileiros já migraram para o Canadá por meio do programa, que faz também roadshows presenciais regulares no país.

Segundo a agência, eles são visados pelas companhias locais em razão do alto nível acadêmico, da experiência profissional, da fácil integração cultural e da abertura para aprender o francês.

Caso o profissional seja escolhido, assinará um contrato temporário que varia de um a três anos, podendo ser renovado de acordo com a necessidade da companhia. Os gestores darão todo o suporte nos trâmites de imigração junto às autoridades locais e custearão todos os gastos do processo.

A área de TI na região metropolitana da cidade de Québec conta com mais de 540 empresas, que reúnem cerca de 19,5 mil postos de trabalho.

No Brasil, a divulgação do programa de migração se dá desde 2005. Em 2008, com a abertura de um escritório de imigração em São Paulo, o contingente de brasileiros desembarcando em Montreal aumentou.

Segundo informações de 2014, a remuneração anual do setor fica em torno de CAD$ 83 mil para gerentes de sistemas em informática, CAD$ 64 mil para analistas de informática e CAD$ 51 mil para técnicos em informática. O dólar canadense está cotado a R$ 2,80.