Cafezinho no azul. Foto: reprodução.

A Microsoft anunciou que lançará em breve uma nova ferramenta de implementação Java utilizando o Azure, adicionando o software da Oracle ao seu portfolio do seu serviço de nuvem.

Com isso, segundo reporta o ZDnet, usuários que desejam criar uma implantação open source de Java na sua nuvem dentro do Azure poderão usar um novo OpenJDK para Windows Server ou Azure.

De acordo com o Computerworld, a Microsoft irá oferecer o Java Standard Edition (Java SE) até ao final do ano, tanto como PaaS (plataforma como serviço), como componente do Windows Server IaaS (infraestrutura como serviço), ambos no serviço Windows Azure.

“Ter o apoio de uma plataforma Java no Azure é algo que os nossos clientes estão pedindo”, disse Gianugo Rabellino, diretor sênior da Microsoft Open Technologies para comunidades de código aberto.

A criação da ferramenta, que atende às especificações Java SE, ficou por conta da Azul, parceira da empresa de Redmond dedicada a tecnologias abertas. Segundo revelado pela Microsoft, ela deve ser lançada até o final do ano.

"Esta parceria possibilitará que desenvolvedores e profissionais de TI garantam que seus apps de missão crítica rodem tranquilamente no Azure, usando o ambiente Java open source de sua preferência", afirmou Jean Paoli, presidente de Open Tech da Microsoft.