Fabricante de cadeiras de rodas vai de WMS Totvs. Foto: Flickr.com/globalhermit

A Ortobras, empresa com sede em Barão, interior do Rio Grande do Sul, especializada na fabricação e venda de cadeiras de rodas, elevadores prediais e plataformas veiculares, implantou o módulo WMS da Totvs, para controle de armazéns.

Conforme Leandro Thums, gerente PCP (Planejamento e Controle de Produção) da Ortobras, a ferramenta permitiu à companhia criar estratégias de reduções de custo, aumento da capacidade de estocagem, organização e métodos ágeis de movimentação.

“A meta é manter cerca de 80% do estoque de itens comprados armazenados no WMS, sendo que os demais 20% são destinados à produção. Acreditamos que em breve isso acontecerá, já que a equipe se adaptou muito bem à nova sistemática de trabalho”, aponta Thums.

Além disso, ele destaca que o Totvs foi destaque na auditoria externa promovida pela DNV na Ortobras, que rendeu à empresa gaúcha a recertificação da ISO 9001/2008.

Conforme o gestor, a principal área de foco desta auditoria foi o controle sobre processos internos e custos para compatibilização com o crescimento da organização, no que o sistema ajudou por definir e adequar layouts, organizar produtos aos padrões de consumo, identificar e aplicar o uso de coletores de dados nas operações de estocagem, entre outras funções.

“Também houve definição de metas e estratégicas para redução do estoque e aumento da acuracidade, bem como a inserção de métodos de conferência no recebimento”, comenta Gerson Pereira, gerente de Projetos da Totvs.