O Grupo Krona atua no desenvolvimento e fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC e PPR. Foto: Divulgação.

O Grupo Krona, que atua no desenvolvimento e fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC e PPR, adotou a SoftExpert Excellence Suite da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Com receita bruta consolidada de R$ 600 milhões em 2017, a companhia conta com 1,2 mil colaboradores distribuídos em três plantas: duas em Joinville (SC) e uma em Marechal Deodoro (AL).

A partir da tecnologia da SoftExpert, a empresa considera que aprimorou a gestão de suas rotinas e dos indicadores de desempenho. A ferramenta faz parte da  estrutura de três camadas da organização: operacional, tático e estratégico. 

Os módulos em uso são: Gestão de Processos de Negócio (SoftExpert Processo); Automação de Processos de Negócio (SoftExpert Workflow); Gestão de Documentos e Registros (SoftExpert Documento); Gestão de Formulários (SoftExpert Formulário) e Gestão de Desempenho (SoftExpert Desempenho).

Ao buscar a solução, o Grupo Krona buscava estruturar uma gestão por indicadores de alta performance com a implementação da metodologia de balanced scorecard (BSC). O intuito era incluir todos os indicadores definidos no mapa do planejamento estratégico da empresa e realizar o monitoramento dos resultados e acompanhamento da evolução através de dashboards dinâmicos.

“Queríamos compor uma montagem das perspectivas, objetivos estratégicos e indicadores baseados na metodologia da Fundação Dom Cabral e Lean Manufacturing”, revela o gerente de TI da empresa, Sidnei Marcelo Moreira de Matos.

A ferramenta ajudou a consolidar o modelo Lean dentro da Krona. Agora, todos projetos, planos de ação, indicadores, projetos, estão concentrados em um único ambiente. 

“Evoluímos etapas importantes para a excelência na gestão, pois estamos criando rotinas utilizando todas as ferramentas disponíveis para que possamos aprovar os projetos de acordo com relevância, prioridade, payback e geração de caixa para a companhia. A proposta é conseguirmos dar vazão aos projetos com maior retorno financeiro”, destaca Matos.

Na frente de gestão de processos, a Krona precisava eliminar controles externos e manuais para registrar todas as etapas e ações do processo de devoluções de mercadorias dentro do Grupo Krona, substituindo-a por um sistema que pudesse oferecer a gestão automatizada deste processo.

“Com a solução da SoftExpert, tivemos um ganho expressivo de mais de 50% de agilidade, pois o próprio sistema cobra as pessoas envolvidas nas tarefas com os follow-ups automáticos. Além disso, tivemos uma redução no tempo de resposta e atendimento aos clientes de cerca de 50%, além da integração com o nosso ERP”, salienta Matos.

Agora, a companhia planeja a implantação dos módulos de Business Intelligence (Analytics), de Gestão de Planos de Ação, de Gestão de Projetos e Serviços e de Controle de Atividades.

Fundada em 1995, a SoftExpert conta atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo.