A marca Penalty foi criada em 1970. Foto: Divulgação.

Ajudar o juiz a saber, em tempo real, se a bola caiu dentro ou fora da quadra é a proposta do sistema Penalty D Tech. O projeto será testado pela primeira vez em um jogo oficial no dia 28 de agosto, às 19h, durante a partida entre São Bernardo e Sesi-SP.

A tecnologia, desenvolvida pela Cambuci, detentora das marcas Penalty e Stadium, é fruto de um investimento de US$ 5 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento. O coordenador do projeto é Emerson Shiromaru, o responsável pela área de Inovação e Tecnologia da Cambuci.

A solução é baseada na composição de um software proprietário da Cambuci com um sistema de captura de imagens. Ou seja, se a bola cai em zona de dúvida, é possível identificar se foi dentro ou fora da quadra, pois a informação é enviada em tempo real ao dispositivo de imagem da mesa da delegação e do juiz principal. 

Assim, o juiz não precisa parar o jogo através do desafio, como acontece atualmente no jogo de tênis. 

Segundo a Penalty, outras tecnologias criadas para esse objetivo - uma a polonesa e uma italiana - são baseadas em imagens gravadas e editadas para serem avaliadas por alguém.

Da forma como foi concebido, o sistema Penalty D Tech leva 60 minutos para ser instalado e sua remoção é imediata após o término da partida.

A convite da Federação Internacional de Volleyball (FIVB), Shiromaru realizou uma apresentação na sede da organização, na Suíça, sobre o sistema Penalty D Tech. Depois, o vice-presidente da FIVB, Saul Castro Verdugo, veio ao Brasil para conhecer o sistema de perto. 

“Agora temos a chance de apresentar o sistema em operação ao vivo e em tempo real - que é o nosso principal diferencial em relação aos concorrentes internacionais”, explica Roberto Estefano, presidente do Conselho de Administração do Grupo Cambuci.

A Cambuci começou sua história em 1945 e hoje está presente em 14 países, como Argentina, Chile, Japão e Espanha. O lucro bruto da empresa atingiu R$ 60,6 milhões no primeiro semestre de 2014.

A marca Penalty foi criada em 1970. Atualmente a marca patrocina os clubes de futebol São Paulo Futebol Clube, Vasco da Gama, Ceará, Santa Cruz e Figueirense.