A Drogaria Araújo contratou a iT.eam para implementar soluções da IBM. Foto: Divulgação.

A Drogaria Araújo contratou a iT.eam, parceira da IBM, para implementação de soluções de gestão de ativos, TI e segurança da informação.

Há 110 anos no mercado e com mais de 140 lojas espalhadas por Belo Horizonte e região metropolitana, a Drogaria Araújo possuía uma série de soluções para gestão de sua infraestrutura de TI, ativos e softwares. 

Além da necessidade de gerir este ambiente com soluções que não estavam 100% integradas, a rede precisava de uma base de conhecimento para armazenamento dos incidentes e chamados de clientes, além de uma tecnologia para gerir os demais processos de ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Na primeira fase do projeto foram adquiridas ferramentas que permitem à Drogaria Araújo cuidar da gestão da infraestrutura de TI, incluindo ativos e softwares, e ainda do monitoramento de aplicações. 

A empresa também realizou a implantação do IBM BigFix, que oferece um processo de correção automatizado, permitindo a distribuição e atualização automática e agendada de softwares nos computadores dos usuários. 

Ao final da primeira fase, a empresa alcançou a gestão eficiente dos contratos e licenças de software, análise em tempo real da rede e aplicações e redução na quantidade de abertura de chamados e incidentes.

Em seguida, a Drogaria Araujo buscou um sistema para gerir e controlar as lojas e o novo centro de distribuição, com 20 mil metros quadrados. 

Para atender esta demanda, a companhia adquiriu da iT.eam os sitemas IBM Maximo EAM, IBM Maximo Scheduler e IBM Maximo Anywhere, que foram implementados para melhorar a performance das atividades realizadas pelos funcionários, reduzir custos de manutenção e investimentos, bem como aumentar a vida útil dos ativos. 

A Drogaria Araujo também implantou o Mobile First Protect para gerenciar os dispositivos remotos (MDM). 

O projeto contou com o apoio do Banco IBM, que possibilitou o parcelamento em 12 vezes.  

A iT.eam é parceira da IBM desde 2003 e atua com mapeamento de processos e treinamentos, implementação de projetos e suporte das soluções IBM para gestão de ativos e manutenção, central de serviços, monitoramento de performance de aplicações (APM), monitoramento e gerenciamento da infraestrutura de rede, gestão de endpoints e soluções para segurança da informação.