Por Daniella D'Andrea*

Boa parte dos usuários conectados à internet hoje dedicam a maior parte desse tempo às redes sociais. Por esse motivo, entendemos que cada vez mais as interações realizadas nas mídias sociais têm grande influência na vida das pessoas e, consequentemente, influenciam também a maneira que as empresas vendem serviços e soluções, atendem consumidores e fazem divulgação através de publicidade e propaganda. Atualmente, o canal mais relevante para empresas B2B que têm a necessidade de criar um perfil corporativo é o LinkedIn. 

A seguir, indico 10 ações que podem melhorar a geração de leads/negócios por meio do LinkedIn. 

 

1. Conecte-se com usuários importantes e influentes na rede ou na sua área

Conectar-se a usuários reconhecidos no seu setor de atuação pode melhorar a credibilidade e atingir mais facilmente possíveis clientes. Algumas dicas interessantes:

- Acrescente o endereço do seu perfil no LinkedIn no cartão de visitas e na sua assinatura de e-mail;

- Adicione colegas que trabalharam com você em outras empresas;

- Os contatos feitos em cursos, eventos e palestras da área também são importantes;

- Mantenha contato com bons clientes. Não esqueça também de clientes antigos de outros empregos.

 

2. Participe de grupos 

Busque participar de grupos no LinkedIn. Isso pode servir como fonte de conteúdo e fazer com que você se mantenha atualizado sobre o que acontece em sua área de atuação dentro e fora do Brasil. Mas, para isso, é preciso ser assíduo semanalmente para se destacar entre os usuários que participam do grupo.

 

3. Atualize seu perfil com informações relevantes para seu público

É de extrema importância para as empresas produzir conteúdos relevantes como forma de atrair potenciais clientes. Os times comerciais devem utilizar seus perfis para interagir e compartilhar artigos e informações que despertem interesse nas suas conexões. 

 

4. Utilize a opção “Seguir” para acompanhar prováveis prospects

Com certeza você já deve ter encontrado um usuário que tem potencial para ser seu cliente e, para acompanhar as atualizações desse usuário e ter mais chances para uma possível abordagem mais segura, siga esse perfil. A opção “seguir” é similar à conexão, mas não depende que o usuário aceite o convite.

 

5. Saiba o melhor momento para entrar em contato com um prospect

Encontrar o momento ideal para entrar em contato com os prospects é essencial para conseguir uma reunião, por exemplo. Com o LinkedIn, é possível acompanhar atualização de suas conexões ou aqueles que você segue, isso facilita a identificação dos horários que os contatos podem estar disponíveis. Pode ser um momento oportuno para enviar uma mensagem, inMail ou até mesmo fazer uma ligação. 

 

6. Utilize os recursos do perfil a seu favor

Seu perfil também pode ser otimizado para ser localizado mais facilmente por quem busca o seu serviço ou produto. Também existe a possibilidade de compartilhar apresentações por meio do SlideShare. Usar esse espaço para disponibilizar conteúdos produzidos por você ou sua empresa, além de materiais demonstrativos é bastante interessante.

Dessa forma, o seu perfil pode ser encontrado de forma mais rápida e aquele que realiza a busca conseguirá entender em mais detalhes o que a sua empresa tem a oferecer. 

 

7. Interaja com as publicações de clientes e prospects

Fidelize seus clientes, isso pode aumentar as possibilidades de indicação. Acompanhe os posts, interaja e participe dos mesmos grupos. Isso pode criar uma relação mais próxima e de confiança. 

 

8. Crie marcadores e separe as conexões por grupos

Conforme sua rede de conexões for aumentando, é interessante separar as pessoas por grupos. Isso facilita a visualização e o gerenciamento do relacionamento com prospects e clientes. É importante criar segmentações específicas para recordar a origem de uma conexão. Para adicionar um marcador é preciso ir em “conexões” e, na barra lateral esquerda clicar em “gerenciar” para adicionar novos marcadores ou excluir algum existente.

 

9. Evite publicidade dos produtos ou serviços a toda hora

Não seja importuno: evite fazer publicidade das soluções e serviços que sua empresa oferece diversas vezes. Divulgar informações sobre o seu produto ou serviço em todos os grupos que participa, por exemplo, também pode ser prejudicial para sua reputação na rede. 

 

10. Conheça mais sobre o prospect

Muitas vezes não sabemos por onde começar uma conversa, por isso, ter semelhanças como amigos e conexões em comum, assuntos de interesse, grupos de discussão, cursos ou trabalhos anteriores pode auxiliar nesse primeiro contato. 

 

Vale ressaltar que é válido acompanhar o que outras empresas e usuários influenciadores estão trabalhando na rede social. Analisar o engajamento pode ser positivo para entender o que tem melhor repercussão ou não, por exemplo. Dessa maneira, será mais eficiente encontrar o resultado aguardado.

* Daniella D'Andrea é gerente de marketing da eWave do Brasil.