A Energisa tem 113 anos de história e está presente em 788 municípios brasileiros. Foto: Divulgação.
O Grupo Energisa contratou tecnologias da Avaya para um projeto de modernização de sua infraestrutura de telecom. A empresa adotou o Avaya IP Office e contou com a substituição de equipamentos antigos e alugados por novos e próprios na unidade da Energisa Mato Grosso.
O projeto foi desenvolvido com a Olitel, empresa de integração de serviços de TI e telecom e parceira de negócios da Avaya.
Hoje, já são 8.430 posições contratadas em seis das dez empresas do grupo, com interligação entre as localidades e unificação da plataforma para gestão de atendimento.
A atualização inicial envolveu os equipamentos que ficavam em Cuiabá (divididos em dois sites de porte médio), quanto os do interior do estado. A empresa contratou a implantação, os serviços e a manutenção da Olitel.
“Começamos com o objetivo de trocar equipamentos alugados por próprios para reduzir Opex, mas também precisávamos de atualização tecnológica, diminuição da manutenção, facilidade na gestão e ampliação de troncos”, detalha Rosana Sant Ana Pereira, coordenadora corporativa de telecom na Energisa.
O resultado da substituição, feita em dois meses, levaram a companhia a expandir o projeto. Assim, a Energisa partiu para um parque maior, fazendo a troca dos equipamentos legados por Avaya IP Office em outras unidades: Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sul-Sudeste – que compreende interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná.
A Olitel implantou o Avaya IP Office nas sedes e no centro de operação integrado (COI), onde ficam as equipes de manutenção que seguem para manutenção de subestações, linha e campo. Nos COIs, também foram implantados gravadores e uma linha direta (hotline) com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).