SHAREPOINT NA BASE

Fiep cria rede social de inovação

26/09/2012 16:49

Colaboração no foco da Fiep. Foto: Flickr.com/bk

Tamanho da fonte: -A+A

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) criou o Centro Internacional de Inovação (C2i), que inclui um ambiente digital de comunicação e colaboração batizado de Rede de Inovação.

Nos moldes das redes sociais, a iniciativa é baseada em Microsoft SharePoint e permite a interação entre pessoas com foco em empreendedorismo, gestão do conhecimento, fomentos, design e inovação social.

O projeto teve consultoria da TerraForum, especializada em gestão do conhecimento.

Segundo Rodrigo Domingues, gerente de projetos da consultoria, a rede partiu de uma ideia inicial de oferecer conteúdo tanto a pessoas sem conhecimento algum sobre o tema inovação, quanto àquelas que trabalham com o conceito.

O desenvolvimento do portal levou não mais do que um mês e contemplou recursos além das áreas de compartilhamento, com publicação de notícias e divulgação de cases.

“O SharePoint oferece uma estrutura pronta para avaliar o uso do portal, o que permite ao gestor, sem a necessidade de conhecimento técnico, identificar grupos ou temas que precisam ser fomentados”, analisa Domingues.

Já Eva Rosana de Andrade, gestora da Rede de Inovação do C2i, afirma que a solução da Microsoft torna possível classificar o conteúdo do portal por tema e nível de experiência em inovação.

“Assim conseguimos separar o conteúdo por categorias e dispor as informações no portal de forma estruturada”, destaca ela.

Nos próximos meses, o projeto entrará em uma nova fase, conta ela: depois de concluída a migração para o SharePoint 2010, a Rede de Inovação ganhará mais interatividade com um novo layout.

“A intenção é que a Rede seja um ambiente amigável, em que os usuários se identifiquem com o conteúdo e encontrem pessoas com quem possam trocar experiências”, ressalta Eva.

O novo portal também terá um sistema de votação para que o usuário possa classificar uma notícia, case ou vídeo que considere interessante.

Agenda para divulgação de eventos, cursos, prêmios e editais, apresentada de forma segmentada conforme o tema de inovação, também estará disponível.