Oi reforça oferta de nuvem para corporativo. Foto: divulgação.

A Oi anunciou o início da segunda fase de sua estratégia em ofertas de serviços na nuvem pelo Oi SmartCloud, sua solução cloud para o mercado corporativo e empresarial no país.

Nesta nova etapa, que também marca o início de uma parceria com a Portugal Telecom, a operadora apresentou quatro novos grupos de serviços Oi SmartCloud, com soluções de colaboração, aplicações de negócios, mobilidade e segurança.

No pacote de soluções de colaboração estão produtos como hosting, e-mail, registro de domínio. Aplicações de negócio envolve o uso de computação em memória - o SAP HANA -  para a execução de aplicações em nuvem.

Na parte de mobilidade estão serviços como MDM, MCM e MAM para uso corporativo. Por fim, a oferta de segurança tem serviços de antispam e firewall.

As novas soluções operarão na rede internacional de data centers da Oi e da Portugal Telecom, que esta semana inaugurou um novo data center Tier III em Covilhã, um dos maiores do mundo.

Com o novo empreendimento, a área total das salas de TI dos data centers da Oi somados aos da PT subirão de 14 para 26 mil m², com a capacidade dos servidores aumentando 11 vezes e alcançando 33 Petabytes.

A estratégia da Oi é a de trabalhar em sinergia com a PT, trazendo a expertise em cloud da parceira europeia para benefícios dos clientes, garantindo escalabilidade e disponibilidade das soluções, além da redução de custos.

Segundo destaca a operadora, como os serviços operam na nuvem, as empresas conseguem solicitar mais recursos, através do portal Oi SmartCloud, e pagar somente pelo uso.

"Além disso, a Oi garante disponibilidade de 99,9% dos serviços eliminando possíveis riscos aos negócios dos clientes", destaca a empresa.