O curso da Univille começará em outubro e terá duração de dois anos. Foto: Divulgação.

A Univille tem uma pós-graduação em Ciência de Dados desenvolvida em parceria com o Inovaparq, parque de inovação tecnológico da região, e com a Sonda. O SAS e outras empresas de tecnologia colaboram com fornecimento de licenças de software.

Com isso, a Sonda ampliou as atividades do seu Centro de Inovação, em Joinville, localizado na universidade.

"Criamos uma grade que atenderá profissionais que trabalham direta ou indiretamente com análise de dados, como engenheiros, profissionais de TI, gestores, economistas, matemáticos, profissionais de marketing e administradores. Com isso, conseguiremos aprimorar uma força de trabalho qualificada, alinhada com as demandas do mercad", explica André Silva, CTO de Transformação Digital da Sonda.

O curso começará em outubro e terá duração de dois anos, com uma carga horária de 360 horas distribuídas em aulas quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábados durante todo o dia, no campus de Joinville. 

"A tecnologia tem proporcionado uma geração imensa de dados e o mercado necessita de pessoas capacitadas para tratar, analisar e gerar ganhos financeiros por meio desse processo. Os profissionais de órgãos públicos e privados, empresas e demais setores da economia terão à disposição um curso de alto nível em tratamento e análise de dados, utilizando ferramentas estatísticas e computacionais", diz Paulo Bousfield, professor da Univille.

Além do curso de pós-graduação, o Centro de Inovação Sonda tem apoiado outras iniciativas. A companhia desenvolveu junto à Univille o Programa de Estágio, que conta com 38 alunos que poderão, no futuro, ocupar posições dentro da empresa.

O centro foi inaugurado em março deste ano em parceria com a Univille e Inovaparq e já conta com mais de 150 profissionais dedicados a projetos de transformação digital e AMS (Application Management Services).

No Brasil, a Sonda mantém escritórios próprios nos 26 estados brasileiros, com mais de 8 mil colaboradores e 700 clientes. A empresa conta com seis Centros de Serviços, dois Centros de Inovação e três data centers.