Primeiras opiniões sobre o Surface não são favoráveis. Foto: divulgação.

Recém lançado pela Microsoft, o novo tablet Surface, um dos carros-chefe no lançamento do Windows 8, já é alvo de críticas. E um dos detratores do hardware é ninguém menos que Tim Cook, presidente-executivo da Apple.

O site norte-americano The Verge publicou uma gravação com a afirmação do executivo, que falou com a imprensa nesta quinta-feira, 25, durante a divulgação trimestral de resultados da companhia, que na terça-feira anunciou suas novas armas para o mercado de tablets, com o iPad 4 e o novo iPad mini.

"Ainda não usei o Surface, mas pelo que temos lido é bastante comprometido e confuso. Acho que você pode criar um carro que voa e boia, mas não acho que ele faria todas essas coisas muito bem", disse.

O Surface é um tablet que, com um acessório que serve ao mesmo tempo como capa protetora e teclado, ganha capacidades equiparáveis às de um notebook.

CRÍTICAS

Tim Cook criticou o Surface sem nem mesmo ter usado o aparelho, mas segundo os primeiros reviews do tablet da Microsoft também não são favoráveis. Sam Biddle, do Gizmodo, não aprovou o dispositivo.

"A expectativa era grande, com esta tentativa de trazer funcionalidades de PC para os tablets. O sistema operacional é fraco, os softwares não satisfazem. É decepcionante", frisou.

Com preços na faixa de US$ 499 a US$ 699, o tablet de 10" oferece uma capa protetora que serve também como teclado sensível ao toque, um recurso inédito para o gênero.