INFRA

CMAA migra para nuvem da Oracle

26/10/2020 14:55

Com a mudança, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool teve uma redução de custos de 40%.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) migrou e atualizou seus sistemas para a Oracle Cloud Infrastructure, com implantação realizada pela EBS-IT, uma parceira Oracle sediada em São Paulo.

Com a necessidade de aprimorar seus processos para apoiar e acelerar seus planos e atender o mercado com mais agilidade, a empresa começou a utilizar gratuitamente o ambiente em nuvem em janeiro deste ano e realizou diversos testes durante três meses.

Segundo a companhia, conhecer como a nuvem poderia ajudar foi primordial para conferir as melhorias em todos os níveis e áreas. 

"Fizemos diversas simulações e foi uma grata surpresa ver como a performance melhorou. Além disso, a nuvem nos dá mais facilidade para adaptar tudo de acordo com as nossas demandas, incrementar ou diminuir recursos com rapidez", afirma Alexandre da Silva, coordenador de TI da CMAA.

Após a migração finalizada em junho, as informações das áreas de qualidade e desenvolvimento, assim como as máquinas virtuais, estão hospedadas no novo ambiente. 

Com a mudança, a empresa destaca que teve uma redução de custos de 40%, além de não ter que se preocupar com problemas que poderiam acontecer com os antigos data centers, como falta de energia ou danos aos equipamentos. 

Anteriormente, era preciso modernizar sempre que o hardware atingia seu limite de capacidade e, hoje, a elasticidade do Oracle Cloud Infrastructure permite adaptações rápidas. 

"O interessante é que com os mesmos valores que investíamos em on-premises hoje podemos ter mais serviços nesse mesmo orçamento. Com isso, temos uma espécie de self service on-line, podemos pensar em novas estratégias e quais serviços são melhores para nossas necessidades", conta Silva.

De acordo com a Oracle, ajudar empresas como a CMAA a operar de maneira segura e flexível é a maior recompensa para trabalhar com projetos de cloud pública. 

"Temos muito orgulho do OCI e do papel de habilitador da inovação que temos conseguido imprimir em nossos clientes, trazendo mais agilidade e disponibilidade, sem gerar nenhum lock-in para eles", afirma Tennessee Howard, diretor sênior de Oracle Cloud.

Nascida em 1977 no Vale do Silício, a Oracle tornou-se uma empresa de capital aberto em 1986. Contando com mais de 138 mil funcionários, fechou o ano fiscal de 2019 com receita total de US$ 39,5 bilhões.

A CMAA foi criada em 2006 pelo Grupo JF Citrus. Sua primeira usina começou a operar em 2010 e, em 2013, a Indoagri, multinacional com sede na Indonésia, adquiriu a participação de 50% na companhia.

Atualmente, a empresa tem duas usinas operacionais, ambas no Triângulo Mineiro, com capacidade de moagem de 7,5 milhões de toneladas, produzindo diariamente 1.950 m³ de etanol e 2,5 toneladas de açúcar.

Veja também

ATENDIMENTO
Copagaz reestrutura call center com Salesforce

Após a pandemia, número de ligações para a companhia dobrou. Implantação foi da Harpia Cloud.

CARREIRA
Celso Oliveira sai da MicroStrategy

Executivo estava no cargo desde 2018. Posição está em aberto no momento.

CONTRATO
Nokia migra para a nuvem do Google

Gigante finlandesa é mais um cliente de referência para o Google. 

CARBONO
WayCarbon tem nova diretora de growth

Com 30 anos de experiência, Carla Leal já era board member da companhia desde 2018.

NUVEM
Voxline migra para Oracle Cloud

Negócio foi fechado diretamente pela Oracle e implementação levou 20 dias.

FUTURO
Acessibilidade acima da tecnologia: como os aplicativos de negócios estão mudando

Confira o artigo do CEO da Prophix Software, Paul Barber.

CONTRATAÇÃO
Paula Bellizia é VP do Google para América Latina

Executiva era VP na Microsoft e tem também passagens por Apple e Facebook.

CONTRATOS
Sanches, ex-Cast, assume serviços gerenciados da Service IT

São 70 clientes na área, espalhados na América Latina e Estados Unidos.

NOVO UNICÓRNIO
VTEX capta mais US$ 225 milhões

De acordo com o Brazil Journal, anúncio oficial sai nos próximos dias.

AMÉRICA LATINA
Kryptus tem novo head de canais e parceiros

Com 10 anos de carreira, Felipe Riule já passou por empresas como Microsoft, Oracle e McAffe.