A Multinova é uma fabricante de produtos de plástico com matriz em Farroupilha. Foto: Divulgação.

A Multinova, fabricante de produtos de plástico, implantou o software da DepsNet para automatizar os processos de análise e liberação de crédito, além de gestão de risco.

Com integração da consultoria Your Way, a implantação do projeto foi feita em três meses e concluída em julho deste ano. 

Utilizada nos processos de análise e liberação de crédito, a tecnologia também automatizou a gestão de risco e os cadastros de clientes e de prospects.

Com um volume de 120 pedidos por dia (2,4 mil por mês), o tempo para a liberação de cada venda era, em média, de quatro horas antes da adoção da ferramenta. Agora, passou para três minutos.

No cenário anterior, os processos eram realizados por um analista financeiro, por meio de avaliação manual das instituições de crédito.

Com o novo sistema, os vendedores passaram a ter a informação do limite de crédito na hora, através de portal web criado pela Your Way e acessado via tablets.

Em setembro de 2019, o software DepsNet liberou, de forma automática, 87% dos pedidos do Grupo Multinova. Os outros 13% precisaram da intervenção de analistas.

Já o tempo de resposta para liberação de um cadastro, que antes era de 24 horas, foi  reduzido para, no máximo, uma hora, quando é necessária a interação manual. 

Para aprovar e bloquear pedidos e cadastros, são mais de 728 variáveis avaliadas automaticamente com informações de fontes como Secretaria da Fazenda, Receita Federal, Serasa e sistema interno.

O processo, que antes passava por cinco setores, passa agora por dois, o comercial e o fiscal. 

“O projeto é inovador para o Grupo Multinova, onde o Deps torna-se uma ferramenta ágil e segura na análise de crédito. É a tecnologia em favor da excelência no atendimento aos nossos clientes”, afirmou Júlio Mugnol Filho, diretor de controladoria da Multinova.

O próximo passo que a empresa pretende dar é o investimento da tecnologia em outros setores, como contas a pagar.

A Multinova é uma fabricante de produtos de plástico, como bolhas, mantas planas, placas, perfis, tubos, cantoneiras e redes.

Com matriz em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, tem filiais em São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia. A companhia possui 266 funcionários e registrou faturamento de R$ 112 milhões em 2018. 

A DepsNet é uma empresa de Criciúma, em Santa Catarina, especializada em serviços de análise e concessão de crédito. 

Entre os clientes da companhia estão nomes como Brandili Têxtil, Capital Broker e Bauducco.