Matheus Pagani, CEO e fundador da Ploomes

A Sixtini, fabricante de camisas e uniformes corporativos, adotou a plataforma de CRM da Ploomes para centralizar as negociações B2B. A indústria têxtil possui 120 colaboradores, sendo 10 na equipe comercial.

O sistema anterior (ERP) realizado para o mesmo fim registrava os pedidos de venda, mas não permitia acompanhar a evolução das tratativas antes do negócio ser sacramentado.

Segundo o diretor comercial da Sixtini, Leonardo Leão, a dependência da memória dos vendedores para verificar o andamento da negociação tomava muito tempo e gerava chances de erro.

“Precisava de um produto que gerasse propostas e com mais de um funil de vendas para acompanhamento. A plataforma da Ploomes me trouxe tudo isso, sem cobrança adicional por número de funis e automações criadas, além de mostrar as métricas de todas as etapas comerciais como, por exemplo, número de visitas, propostas, vendas, perdas, produtos vendidos, entre outros itens”, explica Leão.

O sistema está em uso desde o ano passado. Hoje a Sixtini utiliza dois funis para seu processo de vendas. 

O primeiro, voltado para pré-vendas, é um processo mais curto responsável pela recepção dos leads (potenciais clientes) que são enviados do RD Station (plataforma de marketing) para o Ploomes por meio da integração nativa. 

A intenção é direcionar o fluxo de trabalho do operador de pré-vendas, um profissional dedicado à qualificação dos leads (potenciais clientes) que preenchem formulários online de contato para receberem orçamentos de produtos.

Quando as informações de cada lead são preenchidas, a oportunidade passa automaticamente para o funil seguinte (vendas). Nele, os vendedores fazem o primeiro contato com o cliente. 

Após esse contato, é feita uma primeira proposta comercial, enviada de forma automatizada ao cliente visando negociar valores e possíveis condições. Definidos os valores, um operador de suporte de vendas vai realizar a consulta de crédito para poder dar continuidade ao processo. 

Com o crédito aprovado, o assistente de produção faz o contato com a equipe de produção (para desenvolver o bordado) e com os fornecedores (para viabilizar a matéria-prima necessária). 

Por fim, o vendedor desenvolve e envia a proposta final para o cliente.

A Ploomes, que oferece o sistema de gestão de relacionamento com clientes focado em indústrias e distribuidoras B2B, recebeu um investimento de R$ 1 milhão do investidor Jander Martins em abril.

Martins foi um dos fundadores da MasterSAF, uma companhia de software fiscal adquirida pela Thomson Reuters em 2011. Nos últimos anos, o empresário tem investido em startups.

O software da Ploomes já é utilizado por cerca de 1 mil clientes, localizados principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.