Muitas empresas de TI estão fazendo um bom trabalho no Instagram.

Uma rede social que gera negócios e movimenta vendas. Não restam dúvidas de que essa é uma das afirmações que definem com precisão o Instagram, a rede social de fotos adquirida pelo Facebook em 2012.

De acordo com dados fornecidos pela própria empresa, o número de pessoas que chegam até um negócio via Instagram beira os 180 milhões, sendo que 80% do total de usuários (que já ultrapassa os 800 milhões) segue pelo menos um perfil comercial. 

Para as marcas que falam diretamente com o consumidor final, em especial as que atuam nos segmentos de alimentação e vestuário, conquistar seguidores no Instagram é uma tarefa relativamente simples. 

Mas, como ficam as empresas B2B? Como promover na rede uma companhia de TI, por exemplo? Como engajar com temas sobre softwares e hardwares uma audiência que, em sua grande parte, espera por fotos de gatos ou de comidas apetitosas? Para responder essas perguntas, aqui está uma lista de 6 empresas de TI que conseguiram traçar uma boa estratégia na rede e conquistar seguidores engajados.

1) PayPal

Seguidores: 78k

Perfil: @paypal

Uma vez que o PayPal desenvolve soluções de pagamento online e, convenhamos, isso não é lá muito “instagramável”, a saída foi mostrar na rede as melhores histórias compartilhadas pelos usuários dos serviços da empresa.

Os seguidores são estimulados a usar a hashtag #PayPalIt, o que já resultou em mais de 9 mil fotos publicadas sobre coisas legais que a tecnologia PayPal é capaz de proporcionar. O controle da narrativa fica nas mãos da empresa, que escolhe as imagens que compartilha em seu perfil. 

2) Hootsuite

Seguidores: 61k

Perfil: @hootsuite

No perfil do Instagram da Hootsuite, desenvolvedora da plataforma de gerenciamento de redes sociais que leva seu nome, a ideia é mostrar cenas do cotidiano. As imagens revelam a rotina no escritório da empresa, a celebração de cada conquista e o quanto a equipe parece se divertir enquanto trabalha duro. Cada vez que eles postam uma foto, é como se o seguidor se sentisse um pouco parte da equipe.

3) MailChimp

Seguidores: 65k

Perfil: @mailchimp

Se a marca da sua empresa tem um mascote, pode ser que esteja aí uma ótima abordagem para o Instagram. É o que mostra a estratégia da MailChimp, fornecedora de software de automação para email marketing. 

Além de muitas imagens de macaco - o símbolo da marca -, o perfil da MailChimp na rede social de fotos é também repleto de muito humor , criatividade e registros curiosos. Tudo isso através de imagens que qualquer pessoa que tenha um bom celular, um pouco de destreza com a câmera, e muita imaginação, pode fazer. 

Um dos segredos da MailChimp para manter o feed atraente é seguir um determinado padrão estético. É fácil perceber que a maioria das fotos possui um fundo simples - muitas vezes branco, outras vezes de cor vibrante -, permitindo que o assunto principal da imagem ganhe destaque.

4) Oracle

Seguidores: 109k

Perfil: @oracle

Na rede social da Oracle, é comum encontrar fotos de seus funcionários realizando algum esporte, fazendo trabalho voluntário ou simplesmente curtindo um momento de lazer. As imagens são acompanhadas por um breve relato, escrito pelo próprio colaborador que aparece na foto. 

Companhias que empregam grandes equipes, podem encontrar no perfil da Oracle uma inspiração para levar um aspecto mais pessoal para a comunicação nas redes sociais. 

5) SAP 

Seguidores: 37k

Perfil: @sap

Entre as empresas enumeradas nessa lista, a SAP é a que segue a linha mais corporativa em termos de marketing em redes sociais. No Instagram, a comunicação é bem focada em compartilhar notícias e dados referentes à empresa. Existe espaço para o humor, é claro, principalmente nos diversos posts que celebram datas comemorativas.

A SAP também compartilha com frequência frases inspiradoras e dicas que podem ser úteis para os clientes que fazem uso dos seus softwares. Essa é uma boa estratégia para empresas que não dispõem de tempo, ou de recursos, para produzir imagens bacanas para o Instagram. 

6) Cisco

Seguidores: 136k

Perfil: @cisco

A Cisco parece entender a cultura Geek como poucas. Em seu perfil no Instagram a empresa posta imagens que fazem referência a séries cultuadas, personagens da cultura pop e fatos curiosos da rotina de quem trabalha com tecnologia.

Foi a Cisco, aliás, que promoveu durante muito tempo a hashtag #CableWednesday, com a qual incentivava os usuários da rede a compartilhar fotos curiosas de cabos.