Google e Samsung: amigas? Foto: divulgação.

A Samsung e o Google firmaram nesta segunda-feira, 27, um acordo de dez anos para seus licenciamentos de patentes, cobrindo diversos campos de inovação e tecnologia.

Embora a Samsung, empresa que divulgou a informação em nota à imprensa, não deu mais detalhes sobre a parceria, o que sabe é que os termos abrangem tanto as patentes atualmente detidas por ambas as companhias, como as que vierem a ser registradas no prazo do acordo.

Para Allen Lo, vice-conselheiro geral de patentes do Google, este acordo chega para reduzir as chances de disputas judiciais, liberando as duas companhias para focar em inovação. A informação é do Valor.

Este é mais um passo na duradoura colaboração entre o Google e a fabricante sul-coreana, que usa o sistema operacional Android em praticamente todos os seus modelos comerciais de tablet e smartphones.

Além disso, esta parceria no campo de patentes é, de certa forma, um aceno sarcástico da Samsung para a rival Apple, que levou os sul-coreanos para o tribunal em 2012 em um processo envolvendo suspeitas de quebra de propriedade intelectual, processo que a Samsung perdeu.

Em decisão da justiça dos Estados Unidos, a fabricante asiática teve que pagar US$ 930 milhões à Apple, por ter infringido patentes.

No entanto, o acordo tem em vista uma futura investida mais agressiva do Google no mercado de hardware, processo que vem se intensificando com o lançamento de produtos de alto nível pela Motorola, empresa adquirida pelo Google em 2012.