Unifrio gerencia entrega de equipamentos com HB.MDM. Foto: divulgação.

A Unifrio, empresa baiana especializada na fabricação de instalações refrigeradas para o setor varejista, adotou em 2014 a solução HB.MDM, da blumenauense HBSIS para gerenciar sua logística de entregas.

Focada em clientes como supermercados, padarias, lanchonetes e abatedouros, a Unifrio atende clientes na Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo.

Com o crescimento dos últimos anos, a logística de entregas passou a ser uma preocupação da companhia. A adoção do HB.MDM veio da necessidade de monitorar as entregas em tempo real, com otimização de rotas e comunicação com a frota, assim como redução de custos.

"As informações são acessadas através de dispositivos móveis e disponibilizadas em uma única interface. O HB.MDM também emite alertas de paradas não programadas, previsão de chegada ao cliente e de retorno do veículo", destacou a desenvolvedora em nota.

Segundo destaca José Ferreira, gerente de logística da Unifrio, explica que a busca por uma gestão de entregas mais eficiente foi o que motivou a companhia a optar pelo HB.MDM.

“Já percebemos uma redução nas devoluções e esta situação deve melhorar ainda mais até a conclusão do projeto. Após a troca do sistema de gestão da companhia e a integração total do sistema, esperamos otimizar nossa área de logística”, explica.

Atualmente 22 veículos possuem o software em operação. A expectativa é que a solução esteja em pleno funcionamento em quatro meses, o que possibilitará o atendimento em todos os estados em que a empresa tem presença, inclusive com aumento da frota.

Criado em parceria com as revendas Ambev, o HB.MDM já possui outros clientes no Nordeste. Foi através da adoção do sistema na Codical Atacadista, por exemplo, que a Unifrio conheceu e optou pela solução da HBSIS. Na distribuidora, a solução foi implantada em 2012 e já nos primeiros meses auxiliou na redução de R$ 40 mil em devoluções.

Com sede em Blumenau, a HBSIS conta atualmente com 275 profissionais atuando nos produtos HB.Prever (solução para a área de saúde), HB.Conselhos (solução para a área de conselhos profissionais), HB.MDM (solução para a área de logística e distribuição) e Outsourcing de TI.