Mais da metade das empresas estão preocupadas com segurança dos dados. Foto: flickr.com/photos/johnmueller.

Entre as grandes empresas, 44% ainda não utilizam o e-mail na nuvem, e desses, 51% estudam fazer essa migração. O dado é resultado da pesquisa "The State of Corporate E-mail" feita pela Dimensional Research e encomendada pela Dell Software.

O motivo de 82% dessas organizações para não usar cloud é a realização de avaliações para encontrar a solução que contemple suas necessidades. Outro fator, citado por 59% das empresas é a preocupação com a perda ou corrupção dos dados. 

“Esse estudo confirma a percepção da Dell de que o sucesso da migração do e-mail para cloud computing depende de soluções que tornem o processo mais simples e seguro, minimizando o risco de perdas e garantindo que haja o menor impacto possível para os usuários”, afirma Túlio Werneck, diretor de Marketing da Dell Software para a América Latina. 

O estudo foi realizado em companhias com mais de mil funcionários e revelou também que apenas 14% das empresas hospedam o e-mail de forma integral na nuvem. Desse número, 5% usam operações de IaaS (infraestrutura como serviço) e 9% de SaaS (software como serviço).

Outras 42% adotaram o modelo híbrido, com o uso de cloud e redes locais, on premisse. 

O levantamento mostra também que, para 81% das companhias, o e-mail é a ferramenta mais importante para a comunicação dos colaboradores.