Mano Changes, diretor do Badesul.

Paulo Odone (PPS) e Kalil Sehbe (PDT), candidatos não reeleitos a deputado estadual e Mano Changes (PP), não eleito na sua tentativa para o Congresso Nacional, são agora diretores do Badesul, banco de fomento estadual do Rio Grande do Sul.

Os nomes foram divulgados nesta quinta-feira, 26, pelo governo do estado, em uma nota que esqueceu de mencionar quais, afinal, são as diretorias assumidas pelos ex-políticos.

Dos três, Sehbe é em tese o mais preparado para o cargo, tendo passado pela Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer no governo de Tarso Genro (PT) e na extinta Secretaria de Ciência e Tecnologia, durante o governo de Germano Rigotto (PMDB). 

Odone foi secretário extraordinário do Gabinete Executivo da Copa do Mundo Fifa 2014 durante o governo Yeda Crusius (PSDB). 

Fora isso, é mais conhecido por ter presidido o Grêmio em duas ocasiões, a segunda dela no período da construção do novo estádio, a Arena, fechando um acordo com a OAS que é hoje motivo de controvérsia no tricolor gaúcho.

Da trinca, Mano Changes é a opção mais surpreendente para assumir uma posição em um banco de desenvolvimento. 

Apesar de ter sido durante os anos 90 tesoureiro do Grêmio Estudantil do Colégio Anchieta, tradicional escola de Porto Alegre, Diogo Paz Bier deve sua carreira política, composta até agora de dois mandatos na Assembleia Legislativa, à popularidade da sua banda Comunidade Nin-Jitsu, na qual era vocalista.

A Badesul será presidida por alguém aparentemente um pouco mais preparado.

No início deste mês, o governo anunciou o nome de Susana Kakuta para a posição. Ela já foi presidente da CaixaRS, diretora de Operações do Sebrae RS e coordenadora da Unidade de Competitividade Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Susana manterá seus cargos como diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e gestora executiva do Tecnosinos – o Parque Tecnológico São Leopoldo.

O Badesul é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e atua na promoção do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.