Julio Mila, head de digital customer experience da Resource. Foto: Divulgação.

A Recovery, empresa de gestão e administração de créditos em atraso, contratou a Resource, multinacional brasileira de serviços de TI, para apoiar o desenvolvimento de uma plataforma que automatiza a criação de relatórios para a equipe de advogados da companhia. 

"Inicialmente foi realizada uma consultoria prévia para entender as necessidades do cliente. A conclusão foi de que a Recovery necessitava de uma solução para unificar os bancos de dados e levar mais agilidade aos processos", diz Julio Mila, head de digital customer experience da Resource. 

A ferramenta desenvolvida para a área Corporate, responsável por tratar as dívidas acima de R$ 1 milhão, foi criada com base na plataforma BringTo e está dividida em três vertentes.

Na primeira, chamada de "Pesquisa de Bens", os gestores das carteiras realizam pesquisas e o software faz levantamento completo, com informações coletadas a partir de diversos bancos de dados públicos e de fornecedores da própria empresa. 

Com a solução, em cerca de cinco minutos é possível ter acesso completo ao histórico de ativos e passivos da entidade pesquisada.

"Essas informações são essenciais para o advogado negociar a dívida com mais eficiência e buscar a melhor solução em conjunto com o cliente. Antes, os profissionais demoravam semanas e até meses para colher informações mais completas. Grande parte do trabalho era realizado manualmente a partir de planilhas de Excel, documentos em Word, e-mails e outras fontes totalmente descentralizadas", explica Guilherme Meirelles Mendonça, gerente de estratégia corporate da Recovery.

A segunda vertente da ferramenta é a Jurídica. Com ela, é possível verificar o status processual dos casos e definir a melhor estratégia de atuação. 

Por fim, a terceira vertente é a Financeira, que está relacionada à flutuação dos contratos ao longo do tempo. Ela é responsável por atualizar os valores dos contratos e definir taxas justas de negociação junto aos clientes.

Agora, a Resource está em fase de desenvolvimento e implementação de uma série de dashboards com o objetivo de organizar e segmentar a solução para a Recovery. 

Com isso, será possível ter um panorama geral de toda a operação, indicadores de performances online e uma gestão mais eficiente das carteiras. 

A curto prazo, será implementada ainda soluções de inteligência artificial com machine learning para auxiliar os advogados na tomada de decisões.

Com mais de 25 anos atuação, a Resource possui uma equipe de 2,5 mil profissionais atuando em projetos no Brasil e mais quatro países da América Latina, além dos Estados Unidos. 

A companhia tem 21 unidades e um centro de inovação no Vale do Silício. Hoje, atende a cerca de 300 clientes ativos.

Fundada em 2000, a Recovery está presente no Brasil e na Argentina, com 300 funcionários. A empresa atua em todos os segmentos de recuperação de dívida, abrangendo desde pessoas físicas não ajuizadas até créditos corporativos.