Romulo de Paula, diretor comercial da ART IT. Foto: Divulgação.

A ART IT, empresa de soluções e serviços de TI baseada em Campinas, foi responsável, junto com a Promon Engenharia, pelo desenvolvimento de um novo serviço para a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen). 

A empresa criou um simulador online que calcula o potencial de economia obtida a partir da implantação de um sistema de cogeração a gás natural para vários tipos de empreendimento – hotéis, edifícios corporativos, aeroportos, shoppings centers, indústrias, entre outros.

Com a cogeração, é possível gerar simultaneamente energia elétrica e térmica a partir de uma única fonte. 

O objetivo da Cogen com o simulador é mostrar como um sistema de cogeração a gás natural pode ser uma solução com benefícios em eficiência energética e economia de custos.

A Promon Engenharia, por meio da sua consultoria, fez a estimativa de potencial de cogeração nos setores terciário e industrial em âmbito nacional e uma análise técnica para os cenários de cogeração. 

Com base nesse conteúdo, a ART IT desenvolveu todo o simulador web a partir dos cálculos que geram os resultados de economia.

A plataforma, disponível para pessoa física ou jurídica, requer um conhecimento das informações sobre o consumo de energia elétrica e térmica do empreendimento. 

Logo no início do questionário, é levado em conta o tipo de negócio que quer avaliar a cogeração, e as perguntas seguintes são adaptadas a partir disso. 

Entre elas, estão questões sobre o tamanho e localização do empreendimento, a concessionária de energia elétrica, demanda de energia contratada, potência de ar condicionado e se a empresa compra energia elétrica do mercado livre.

É a partir do sistema desenvolvido pela ART IT que as empresas da associação conseguem analisar as simulações efetuadas e extrair dados para a cogeração de energia. Ao final do questionário, o simulador pede as informações de contato para enviar uma mensagem com o link para o resultado. 

Os contatos estão entre as informações que podem ser usadas pelos associados que apoiaram o estudo para prospecção de oportunidades de negócio e pela Cogen para apoio e utilização no objetivo de promover essa tecnologia no âmbito regulatório estadual e nacional.

“Nosso objetivo era apresentar o simulador de uma forma simples e user-friendly, proporcionando uma experiência prática e veloz para os interessados em conhecer sobre os benefícios da cogeração a gás natural”, diz Romulo de Paula, diretor comercial da ART IT. 

A Cogen foi constituída em 2003 e é composta atualmente por 92 associados que atuam na cadeia da cogeração de energia (geração, transmissão, distribuição de energia, investimentos de cogeração BOT/BOO, comercialização de energia e gás natural, indústria sucroenergética, fornecedores de equipamentos, serviços de engenharia e consultoria).

Há 16 anos no mercado, a Art IT conta com um portfólio de serviços que inclui a integração de sistemas multi-plataformas e sustentação sistêmica - que abrange service desk e banco de dados.

A empresa é parceira gold da Oracle e oferece licenciamento e customização dos produtos da marca. Entre os clientes da companhia estão Net, Claro, Embratel, Multiplay, Teleidea, Hospital das Clínicas de São Paulo, Caixa Seguros, Qualicorp, Unimed, Promon Logicalis, TRW Automotive, Wabco e Grupo Polis.