PowerPoint para iPad. Foto: Divulgação/Microsoft

Foi nesta quinta-feira, 27, que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou o lançamento do pacote Office para iPads.

A novidade foi divulgada durante evento para imprensa em São Fracisco, nos Estados Unidos. O aplicativo estará disponível a partir de hoje na App Store e inclui o Microsoft Word, Excel e Power Point.

O app para tablets funcionará no modelo freemium, com download gratuito para todos os usuários mas com funções restritas aos assinantes do Office 365, como a criação e edição de documentos.

A empresa anunciou ainda a suíte Enterprise Mobility, uma plataforma focada no setor corporativo, que permite às empresas gerenciar os dispositivos e aplicativos dos funcionários com segurança.

Como noticiamos anteriormente, fontes próximas do CEO da empresa já haviam adiantado que a Microsoft poderia fazer esse lançamento hoje.

Segundo elas, versões do Office para iPad e iPhone já existiam há vários meses, entretanto, a empresa estava adiando seu lançamento por divergências internas.

Há anos, investidores pediam por essa adaptação do Office para dispositivos móveis da Apple e do Google. Até então, a empresa mantinha os programas do pacote Office somente para sistemas operacionais Windows.

Com mais de 200 milhões de unidades do iPad vendidas, a Microsoft abria mão de cerca de US$ 2,5 bilhões por ano ao manter o Office longe dos tablets da Apple, segundo analistas do ramo.

Com a queda da indústria de desktops, registrada em 2009 e progredindo ano após ano, a multinacional não teve outra alternativa, senão ceder aos pedidos dos investidores.

Segundo dados divulgados no trimestre encerrado em setembro de 2013, apesar da receita da empresa ter alcançado US$ 18,53 bilhões, as vendas de Windows para PC recuaram 7% em relação a igual período de 2012.

A companhia revelou que obtiveram um aumento de 2,8% em seu lucro líquido no último trimestre de 2013. Mas os principais responsáveis por esse acréscimo se deu com as vendas do novo Xbox One e a área mobile, com o lançamento do Surface.