Talmon Marco, CEO do Viber. Foto: Divulgação

Através do Twitter, Talmon Marco, CEO do Viber, revelou que a empresa expandiu as ligações gratuitas para todos os telefones fixos e celulares dos Estados Unidos.

Um mês após o aplicativo permitir que os usuários brasileiros liguem gratuitamente e de forma ilimitada para fixos em todo o território nacional, um usuário brasileiro conseguiu efetuar chamadas para os Estados Unidos por meio do Viber Out de forma gratuita.

Em seu perfil no Twitter, o CEO explicou que a ação é um “presente” preparado especialmente para o público brasileiro após o sucesso de crescimento acima das expectativas referente ao uso do aplicativo no mercado, devido principalmente à popularidade da ação vigente de gratuidade de ligações para fixos no Brasil.

“Vocês descobriram! Eu queria oferecer uma surpresa extra por vocês nos fazerem sentir tão bem-vindos no Brasil. Aproveitem as chamadas gratuitas para os EUA!” 

As chamadas são realizadas por meio do recurso Viber Out, que normalmente é pago. Para usufruir do benefício, basta baixar o aplicativo gratuitamente (disponível para iOS e Android) e digitar o número com o respectivo DDD.

Nas ligações para os EUA, o processo é mais completo, sendo necessário digitar 00 + código da operadora + código do país (1) + código da cidade + número do telefone. Nos dois casos, é preciso estar conectado à internet, sendo que a qualidade da chamada depende da conexão.

Desde que a empresa liberou ligações livres no país, a base de usuários da plataforma no país saltou de 10 milhões, em janeiro, para 15 milhões atualmente. Foram mais de 13 milhões de ligações gratuitas e 60 milhões de minutos no último mês.

Segundo o Viber, as ligações sem custo no Brasil e para os EUA serão renovadas semanalmente caso o volume de mensagens de texto trocadas pelos usuários aumente pelo menos 25% em cada sete dias.

Lançado em 2010 pelo Viber Media, o Viber possui mais de 400 milhões de usuários cadastrados em 193 países. A plataforma, que foi adquirida pela Rakuten no começo do ano por US$ 900 milhões, permite que seus usuários façam ligações, enviem mensagens de texto gratuitas, Stickers, fotos e vídeos de forma ilimitada.