A Equinix acaba de fechar uma parceria com o Inatel para apoiar pesquisas. Foto: Divulgação.

A Equinix, companhia de serviços de data center e interconexão, acaba de fechar uma parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para apoiar a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias relacionadas à cloud computing, big data, internet das coisas e mobilidade.

“Os serviços oferecidos pela Equinix são estratégicos para o setor de TI e para novas áreas de atuação do Inatel. A ideia é difundir as soluções tecnológicas a partir de interconexões de data center por meio de treinamentos a estudantes e profissionais do mercado”, explica Leandro Guerzoni, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Inatel Competence Center.

O Inatel também possui parcerias com outras companhias de TI e telecomunicações, formando um hub focado no crescimento e inovação do setor. 

“Estamos animados em fazer parte dessa iniciativa. Vamos colocar nossos conhecimentos e ferramentas à disposição do Inatel para, juntos, construirmos o futuro”, afirma Diego Julidori, gerente de produtos e inteligência da Equinix no Brasil.

 O Inatel, centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, está localizado em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, região conhecida como o Vale da Eletrônica. Além de oferecer cursos de graduação, o Instituto estrutura tecnologias nas áreas de desenvolvimento de software, hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos.

Globalmente, a Equinix conta com alianças semelhantes, como é o caso do Stanford Plataform Lab, nos Estados Unidos. Em março de 2016, a empresa se juntou ao grupo, que reúne empresas DE tecnologia, professores de sistemas da computação da Universidade de Stanford e alunos. 

A companhia também faz parte do Open Compute Project (OCP), uma comunidade colaborativa focada em redesenhar tecnologias de hardware para transformar e trazer mais eficiência à infraestrutura de computação a partir de sistemas abertos. A iniciativa foi criada pelo Facebook e reúne os maiores players de tecnologia do mercado.

O Inatel é um centro de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias criado em 1965. Foi a primeira instituição de ensino superior de engenharia de telecomunicações do Brasil e atualmente oferece seis cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e ainda mestrado em telecomunicações. 

Desde 2016, é unidade Embrapii, que atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.