Dan O'Farrell mostra um dos protótipos do Ophelia.

A Dell lançará nos Estados Unidos até agosto um “PC de Bolso”, um dispositivo um pouco maior que um pen drive através do qual os usuários poderão conectar em TVs com monitores HDTV e computadores para acessar seus desktops na nuvem.

O projeto foi batizado de Ophelia - uma homenagem à personagem da peça Hamlet, de Shakespeare - deve custar menos de US$ 100 por unidade e será inicialmente focado no público corporativo, com um lançamento para consumidor final em 2014.

A novidade foi anunciada pela multinacional em janeiro na feira CES, em Las Vegas, mas sem revelar a data de lançamento.

Não existe exatamente uma categoria de mercado para o Ophelia, uma mistura de thin client com Google Cromebook que está sendo desenvolvido pela Wyse, fabricante de thin clients adquirida pela Dell em abril de 2012.

O produto tem como sistema operacional o Android 4.1 e acessa sistemas através de redes sem fio. Uma versão futura com conexão 4G/LTE já está nos planos.

O dispositivo permite a conexão de teclados, tablets e celulares por meio de bluetooth. O dispositivo possui armazenamento local, com memória flash de 8GB expansível até 32GB.

Dan O'Farrell, diretor de marketing de produto senior na Dell Wyse, não dá muitas pistas sobre qual será o mercado alvo. “É uma ferramenta muito interessante para forças de trabalho móveis”, comenta o executivo.

O aumento da mobilidade da força de trabalho com a substituição de desktops por tablets e celulares é justamente uma das tendências que tem causado problemas para a Dell, a terceira maior fabricante de PCs no mundo.

No último trimestre, as vendas de PCs, responsáveis por cerca de metade da receita da Dell, caíram 20%, em meio a uma queda generalizada do mercado mundial de computadores pessoais.  

Só no primeiro trimestre de 2013,  foram vendidas 14% menos unidades no mundo do que no mesmo período do ano anterior.

Analistas mais ousados já comentaram que o Ophelia pode ser um passo da Dell no sentido de criar um substituto para um mercado de PCs em queda.

* Maurício Renner viajou a San Francisco para o evento “The Power to Do More: Accelerating Results” à convite da Dell.