E-COMMERCE

Senior agora tem marketplace próprio

27/04/2022 15:59

A plataforma já conta com cerca de 100 vendedores e foi lançada em evento no metaverso.

Rafael Liberato, head de parcerias da Senior. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Senior Sistemas, catarinense especializada em sistemas de gestão, acesso e folha de pagamento, vai lançar oficialmente para o mercado nesta quarta-feira, 27, o seu marketplace de soluções de tecnologia. 

Batizada de SeniorX Store, a plataforma já conta com cerca de 100 vendedores. Pouco mais da metade dessas empresas é formada por canais de distribuição, consultores e parceiros da companhia. As demais são do ecossistema de startups.

“A gente teve esse objetivo de começar pelo ‘quintal de casa’. A Senior já tem há um tempo empresas que atendem os nossos clientes e também têm produtos próprios. Então a primeira coisa que a gente fez foi convidar elas para esse projeto”, conta Rafael Liberato, head de parcerias da Senior.

Esse trabalho começou em meados de 2021 e, desde então, a empresa também investiu em uma aproximação com centros de inovação, como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e o Ágora Park, de Joinville, com o intuito de atrair startups.

“Com esse mundo de tecnologias e esse boom de startups, a gente aprendeu que ninguém mais consegue crescer sozinho, ninguém mais consegue desenvolver tudo para todos os clientes. Estar próximo do ecossistema e dos outros parceiros é algo que ajuda a gente a ter um portfólio cada vez mais completo”, salienta Liberato.

A Senior já tinha um e-commerce há cerca de cinco anos, onde vendia alguns dos seus produtos. Essa plataforma já vinha num crescimento de vendas digitais, então a empresa também percebeu uma tendência do mercado B2B comprar cada vez mais on-line.

Qualquer marca de tecnologia pode vender na SeniorX Store, seja com soluções complementares ao software da marca ou não. Um processo de curadoria é feito para garantir o controle de qualidade das ferramentas.

O público-alvo é a base de clientes da companhia, mas a plataforma é aberta, então qualquer empresa pode entrar e consumir.

Dentro da Senior, o desenvolvimento do projeto começou no primeiro trimestre do ano passado e, hoje, uma equipe de dez pessoas está focada na área.

“A gente vem trabalhando o nosso projeto como uma startup, então é tudo muito rápido, dinâmico e inovador. É muito teste e validação, feedback e correção”, resume o head de parcerias.

Neste processo, a companhia trouxe diversos elementos do marketplace tradicional de varejo, mas considerou as diferenças de uma compra digital B2B, principalmente porque não existe a compra por impulso e as decisões não são de apenas uma pessoa.

Para ter mais segurança na hora da escolha, os clientes poderão, por exemplo, solicitar uma demonstração para o vendedor, bem como pedir propostas personalizadas. Outro recurso permite que um colaborador compartilhe o produto ou uma oferta com o seu líder.

Em março, a companhia realizou um evento de lançamento da SeniorX Store para um público interno de quase 2 mil pessoas. A apresentação foi uma espécie de teste para o lançamento oficial, que aconteceu no metaverso.

“O conceito de marketplace já está bem difundido no mundo do varejo, mas a gente não encontrou ninguém fazendo algo parecido com o nosso. Então ele tem um conceito de inovação muito grande e, quando a gente foi pensar num formato de lançamento, também queríamos fazer algo diferente e inovador”, explica Liberato.

Na experiência imersiva, o público assistiu à apresentação e os usuários puderam criar seus avatares para andar dentro de uma feira, visitando os estandes e conversando com os parceiros.

Veja também

CVC
Vivo vai investir R$ 320 mi em startups

Valor deve ser destinado a até 20 empresas nos próximos cinco anos.

AUTOMOTIVO
Octa recebe investimento de R$ 8 milhões

Startup criou uma plataforma para centros de desmonte veicular (o antigo ferro velho).

FINTECH
Celcoin recebe aporte de R$ 85 milhões

Investimento na plataforma de open finance foi da gestora paulista Innova Capital.

ALTA
Joinville: número de startups cresce 41,3%

Na cidade, uma média de 24 de empresas do gênero são criadas por ano.

ORGANOGRAMA
Carrefour: sacudida na área de tecnologia

Gigante de varejo cria posição de CDO e decide trocar de CIO no mesmo dia.

SAAS
Nexaas compra Signa por R$ 42 milhões

A catarinense é especializada na plataforma de e-commerce Magento.