Aplicativo desenvolvido em Recife é um dos finalistas da premiação. Foto: flickr.com/photos/82566904@N05

A New Cities Foundation anunciou o Colab, um aplicativo móvel desenvolvido em Recife e São Paulo, como finalista do prêmio AppMyCity.

Na fase final, são três concorrentes. O Colab havia classificado-se em quarto, mas entrará na vaga do Walkability, da Índia, que não é mais elegível, por problemas na viagem da final.

O objetivo do Colab é fomentar uma rede social que incentive a cidadania. Os cidadãos relatam questões urbanas diárias; elaboram e propõem novos projetos e soluções; e avaliam serviços públicos.

Através de fotos e geolocalização, o app incentiva a transparência e colaboração na gestão da cidade.

Além do brasileiro, as outras duas concorrentes são PublicStuff, dos Estados Unidos, que pretende ajudar governos a transformar perguntas cívicas em melhorias cívicas; e BuzzJourney, de Israel, que mapeia todas as rotas do ponto A ao ponto B através do transporte público, ônibus, trens, táxis, aluguel de bicicletas, e facilita o compartilhamento de caronas em tempo real.

O vencedor será anunciado durante o New Cities Summit, evento que trata de problemas urbanos, entre os dias 4 e 6 de junho.

Os finalistas apresentarão seus projetos durante o encontro e o vencedor será selecionado pelo público. O ganhador receberá US$ 5 mil para dar continuidade ao desenvolvimento de seu aplicativo.